Domingo, 1º de março de 2015, atualizada às 7h

Uso excessivo de omeprazol pode causar osteoporose e alterações no fluxo intestinal

Angeliza Lopes
Repórter
saúde

O uso excessivo do omeprazol pode causar problemas na saúde do paciente. O consumo indiscriminado prejudica a absorção de minerais e vitaminas e redução da acidez do estômago, causando fragilidade nos ossos e alterações no fluxo intestinal. Segundo o clínico médico Keylon Lucarelli, este medicamento segue a lista de remédios mais vendidos em todo o mundo, mas deve ser prescrito apenas para tratamentos, pois usá-lo como solução paliativa pode causar grandes riscos à saúde das pessoas.

Ele explica que o uso prolongado, de cinco a oito anos, pode aumentar o risco do paciente desenvolver fraturas nos ossos, como osteoporose e no colo do fêmur. "Principalmente em idosos que possuem histórico destes tipos de problemas, o consumo contínuo pode ser um grande agravante. O omeprazol é administrado em pacientes que possuem refluxo e gastrites, com tratamentos que variam de oito a doze semanas. Caso o problema permaneça, o ideal é refazer os exames para averiguar qual tratamento será mais indicado", explica o médico.

Outro problema relacionado às altas doses do medicamento são os riscos hepáticos, que podem causar redução na acidez do estômago, mudando o PH intestinal e alterações no fluxo, o que resulta em constipações (intestino preso) ou diarreias. "Quem possui infecção intestinal pode ter o quadro agravado. Para pacientes que possuem sensibilidade ao remédio, também temos outras forma de administrá-lo, com o uso de doses menores associada a outros remédios", completa.

Em muito dos casos, os problemas são relacionados à alimentação desregulada, por isso Lucarelli orienta que o paciente faça o controle das dietas, com alimentação de 3 em 3 horas, evitar ingerir líquido durante a alimentação e comer duras horas antes de ir se deitar.


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.