Juliano Nery Juliano Nery 23/12/2011

Saia do buraco

FotosNão se importe com os buracos da Deusdedit Salgado. A vida é maior do que isso, caro leitor. Pode até ser que você tenha tido que driblar o cansaço de aguardar a enorme fila de carros em mais um "pare" e "siga" das obras na Rio Branco, na Presidente Itamar Franco, na Brasil, (...), na JK, ou em qualquer outra via. Dê uma chance para o 2012 alvorecer. Saia dos buracos de todas as ruas de Juiz de Fora e avance o sinal verde por um ano bom e repleto de otimismo.

Mesmo que os prazos não sejam cumpridos e o Restaurante Popular não fique pronto. Mesmo que o lixo invada as ruas, é necessário dar uma oportunidade para o novo. Não se sinta oprimido como se estivesse em um ônibus para qualquer bairro na hora do rush. É exatamente assim que funciona: você passa alguns apertos, mas acaba encontrando a saída no destino. Ainda que, por vezes, dois ou três pontos mais adiante. Basta caminhar um pouquinho e caminhar faz muito bem para a saúde.

Não fique aí reclamando do destino, como fizeram os movimentos grevistas neste ano, para aumentar o salário. Seja senhor do seu próprio destino e conceda um aumento para si próprio, como aprovaram os vereadores. Você merece e temos que pensar um pouquinho na gente mesmo. Espero que este ano consiga trazer bastante dinheiro para todos, como bem faz a arrecadação do nosso caro IPTU. Nem precisou de aumento para 2012, precavido que era o valor cobrado já em 2011. Isso é que é pensar no futuro. Melhor não ficar adiando para amanhã, as coisas necessárias a serem feitas, como a demolição do Castelo da Borracha.

Quero também que você possa comemorar como fez o Tupi, este ano, com a vitória na Série D. Tomara que motivos não faltem, mesmo que o Giovane Gavio, filho da casa, derrote o nosso time de vôlei na Superliga. O importante, vale ressaltar, é participar. E, como no caso, com méritos, entre os melhores. Embora as ruas da cidade andem meio mal cuidadas, não tome isso como exemplo. Cuide bastante de si mesmo, andando sempre limpo e com os cabelos aparados. Não é legal ficar amargando a sensação de maior abandonado. E seja criativo, assim como você teve que ser por todo o ano de 2011, quando esteve no trânsito. Só com criatividade para achar uma via com menor fluxo e uma rota que aliviasse umas horas a mais no trajeto ao trabalho, à escola, à casa.

E para os mais céticos é sempre bom lembrar que este ano, que ora nasce, muita coisa deve acontecer. A tomada de atitude não deve passar deste ano. Não porque o mundo irá acabar ou coisa parecida. Estamos prestes ao momento do agora ou nunca, por um fato marcante que acontecerá no próximo mês de outubro. Não é preciso ser mágico para adivinhar: a chegada das eleições municipais deve mobilizar muitas benfeitorias até o início da campanha eleitoral. Sou otimista e espero sair do buraco.

Juliano Nery deseja a todos os leitores um feliz Natal.


Juliano Nery é jornalista, professor universitário e escritor. Graduado em Comunicação Social e mestre na linha de pesquisa Sujeitos Sociais, é orgulhoso por ser pai do Gabriel e costuma colocar amor em tudo o que faz.

ACESSA.com - Avance o sinal verde por um ano bom e repleto de otimismo em JF