Empresário de agência de turismo é preso com 30 kg de pasta base de cocaína
Outro jovem, 25, também foi preso por transportar a droga ao chegar na cidade. Além da substância, foram apreendidos quatro ônibus, um guincho e dois carros
Repórter
16/07/2015
Um empresário, 29 anos, foi preso com 30 kg de pasta base de cocaína, durante operação desencadeada pela delegacia Especializada Antidrogas da Polícia Civil, na última quarta-feira, 16 de julho. Outro jovem, 25, também foi preso no bairro Santa Cecília, suspeito de receber a droga em Juiz de Fora e repassá-la para o homem. As investigações já duravam em torno de dois meses e a interceptação da substância foi feita enquanto o proprietário de uma empresa de turismo chegava na sede da agência, no bairro Santa Rita. Foram apreendidos quatro ônibus usados para turismo particular e fretamento para empresas, dois carros e um guincho.
Segundo o delegado Rogério Couto Magalhães, os investigadores conseguiram informação de que grande quantidade de drogas vinda do estado de São Paulo chegaria na cidade. O homem foi preso em flagrante enquanto entrava na empresa e a cocaína estava guardada no porta-malas do Parati. O delegado completa que o guincho também era usado para transportar a substância pela cidade, que era repassada ainda bruta para os donos de pontos de tráfico.
"Suspeitamos que ele usava a empresa para lavar o dinheiro do tráfico e toda a droga era revendida aqui mesmo no município, sendo considerado um dos principais 'braços' de abastecimento das bocas. Ele estocava e repassava. Acreditamos ainda que ele tenha outro local de estocagem e vamos investigar para identificar quem teria trazido este carregamento para cá", destaca.
- Nossa Senhora do Carmo é celebrada na Arquidiocese de Juiz de Fora
- Carro pega fogo e proprietário agride empresário por filmar acidente em JF
- Homens assaltam mercearia e fogem de bicicleta no bairro Jóquei Clube
O outro jovem, 25, usado como 'mula' para receber a droga na cidade e entregá-la ao empresário foi abordado dentro de sua casa, no bairro Santa Cecília. Com ele foram encontrado meio quilo de pasta base de cocaína, possivelmente recebido como forma de pagamento pelo serviço, uma pedra de crack e cocaína. O Golf usado no neste primeiro transporte também foi apreendido. Além dos veículos, também foram apreendidos 10 celulares, R$ 2 mil e uma balança de precisão. A polícia estima que cada quilo de pasta base representa 5 kg de cocaína, sendo que o total da droga apreendida já refinada corresponderia a um lucro de R4 1,5 milhão.
O empresário possui passagem pela polícia por roubo e estelionato e responderá, a princípio, por tráfico de drogas, já o outro será indiciado por associação ao tráfico. "Se conseguirmos comprovar a lavagem de dinheiro, com provas junto a receita federal, ele também será indiciado por este crime. Mas tudo leva a crer. Seu lucro por carga correspondia a R$ 90 mil", explica Magalhães.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!