Quinta-feira, 3 de dezembro de 2015, atualizada às 16h50

Defesa Civil registra 29 ocorrências nas últimas horas

A Defesa Civil de Juiz de Fora registrou, entre a madrugada da última noite até a tarde desta quinta-feira, 3 de dezembro, 29 chamados. De acordo com a assessoria do setor, foram registrados seis escorregamentos de talude, quatro ameaças de queda de árvore, quatro infiltrações em laje, três ameaças de escorregamento de talude, três trincas em parede, duas infiltrações em parede, um alagamento, uma inundação, uma trinca em muro de divisa, um desabamento de muro, um destelhamento, uma infiltração em muro e uma orientação técnica. Os chamados foram para todas as regiões da cidade: sete na norte, seis na sul, cinco na leste, quatro na sudeste, três no Centro, duas na nordeste e duas na oeste.

As ocorrências mais destacadas foram o deslizamento de um barranco na rua Tenente Lucas Drummond, no bairro Jardim Natal, e a queda de um muro na rua Ivan Batista de Oliveira, no Milho Branco. No primeiro caso houve um grande escorregamento de terra, que derrubou dois muros de bloco e a divisa de um prédio. Este atingiu um apartamento e causou alguns danos. A Defesa Civil fez a doação de uma lona para colocar no barranco e orientou os responsáveis sobre os reparos necessários. No segundo caso foi feito um aterro ao lado do muro, por um particular, o que ocasionou a queda de parte dos fundos do muro do campo de futebol. A fundação da casa do morador ficou aparente e o mesmo foi orientado a fazer a estabilização da casa, para não comprometer a estrutura.

A Defesa Civil orienta para, a qualquer sinal de perigo, a população acionar o órgão imediatamente, através do 199, dia e noite.

A média de chuvas foi de 29,7 milímetros, sendo que os locais com maior índice pluviométrico foram Dias Tavares, com 99,6mm, Paula Lima, 99mm, e João Penido, 57,7mm.

Represas se recuperam com as chuvas

As represas de Juiz de Fora apresentaram recuperação após as chuvas. O nível da João Penido subiu de 27,8% para 32,1%, de São Pedro, de 60% para 92,6%, e de Chapéu d´Uvas, de 35,3% para 53,9%.