Terça-feira, 12 de janeiro de 2016, atualizada às 12h45

Construção do binário na Zona Sul é iniciada

Os trabalhos de alteração do tráfego na rua Dom Silvério, no bairro Alto dos Passos, Zona Sul de Juiz de Fora, tiveram início na segunda-feira, 11 de janeiro, pela Prefeitura. Nesta primeira fase, a obra será concentrada na rua Belmiro Braga, com corte de árvores, reforço da base asfáltica e recapeamento da via. O objetivo da obra e alteração de circulação, que resultará na criação de um binário, é ampliar a capacidade da via, reorganizando o fluxo de veículos e promovendo maior fluidez para o transporte coletivo urbano e os demais automóveis.

O sistema atual substituí a operação urbana consorciada que o Executivo tentava através de projeto de lei que não chegou a ser aprovado pela Câmara Municipal. O trânsito da área seria melhorado usando desapropriação de terrenos para abertura de uma nova via, e com a ampliação de um trecho da Dom Silvério. A ideia inicial gerou polêmica e teve recomendação enviada ao Executivo e Legislativo pelo Ministério Público ao serem apontados diversos problemas de impactos ambientais resultantes das obras de intervenção e do aumento em 30% do coeficiente construtivo na área da Cofercil, permitindo construções de grande porte, além do corte de árvores no Seminário Santo Antônio, avenida Rio Branco e rua Belmiro Braga. Agora as alterações de direção e estruturais serão entre as ruas Belmiro Braga e Morais e Castro, sem desapropriação de terreno.

Além dos cortes, que conforme a Prefeitura, estão devidamente autorizado pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA), esta etapa serão criados recuos para estacionamento e embarque e desembarque do transporte coletivo urbano. A readequação do tráfego seria, segundo o Executivo, uma reivindicação da comunidade da região Sul.

As ruas Barão de Aquino e Dom Silvério também serão recapeadas. Na rua Dom Silvério será executada a remodelação do trevo localizado na via, para possibilitar que os ônibus acessem à Avenida Barão do Rio Branco. O valor do investimento é de cerca de R$ 1 milhão e os recursos são provenientes da Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Estado, com contrapartida da PJF.

Finalizadas as obras, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) modificará a mão de circulação das ruas Dom Silvério, Barão de Aquino, Belmiro Braga e Moraes e Castro e Avenida Vasconcelos. Toda a sinalização também será readequada. Confira no anexo como ficará a circulação das vias a partir da mudança.

foto


Com informações da PJF