• Assinantes
  • Autenticação
  • Cidade

    Grande procura causa falta da essência de citronela nas lojas de Juiz de Fora

    A citronela e cravo são indicadas para espantar o mosquito Aedes Aegypti. Os itens também podem ser usados para a produção de repelentes caseiros e difusores

    Angeliza Lopes
    Repórter
    27/02/2016
    foto

    Os repelentes, receitas e difusores caseiros divulgados como fórmulas para espantar o mosquito Aedes Aegypti têm feito sucesso entre a população de Juiz de Fora, que vive, atualmente, uma epidemia de dengue. Para fazer o produto em casa, as pessoas buscam os ingredientes em lojas de essência, que tem sentido o impacto da demanda. Na loja Castelo das Essências, na rua Floriano Peixoto, no Centro, a essência de citronela, por exemplo, está em falta e só será reposta na próxima segunda-feira, 29 de fevereiro. Outros itens muito procurados são a essência de cravo e o álcool de cereais.

    O gerente Oseias Pereira conta que a venda desenfreada começou no início de fevereiro, quando um veículo de comunicação divulgou uma receita caseira que contêm estes ingredientes. Além disso, o crescente número de casos confirmados de doenças transmitidas pelo mosquito também tem colaborado, visto que, houve um aumento de mais de 900 casos da dengue em uma semana, totalizando 2.553 infectados, conforme último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde.

    Ele conta que foram vendidos em um mês 240 fracos de 100 ml de citronela no valor de R$ 17,20, cada, e que a quantidade que chega de estoque é insuficiente para a demanda. A essência de cravo também teve um volume de vendas parecida, no valor de R$ 20. Na quinta, 25, enquanto a ACESSA.com esteve na loja, em torno de meia hora, pelo menos 10 pessoas passaram pelo estabelecimento procurando o produto. "Acreditamos que o odor da essência espanta os pernilongos. Muitos usam gotas do produto no borrifador elétrico, tipo aqueles usados para colocar na tomada com veneno. É indicado de 10 a 15 gotas para colocar no aparelho", explica.

    A moradora do bairro Jardim Gaúcho, Maria das Graças Ferreira, 63 anos, foi à loja para comprar alguns itens da receita de repelente caseiro que já conhece há muito tempo. Ela fala que passa o composto várias vezes por dia. "Coloco folhas de citronela, pedras de cânfora e cravo no álcool e passo nos braços e pernas. Tenho vizinhos que estão com dengue e meu sobrinho também já pegou", conta.

    fotoPara ajudar na prevenção, confira algumas receitas caseiras de repelente para o corpo, para o ambiente e difusores para a casa:

    Repelente para o corpo

    Ingredientes:
    ½ litro de álcool de cereais
    100 ml de essência de cravo
    50 ml de óleo corporal

    Misture tudo em um recipiente e passe nas partes do corpo não cobertas pela roupa, como pernas e braços.

     

    Difusor de ambiente

    Ingredientes:
    85 ml de base aromatizante (contém álcool de cereais + água destilada e fixador)
    15 ml da essência de cravo ou citronela

    Misturar os produtos dentro do difusor e colocar os palitos que vão exalar o odor pela casa

    Desodorizador de ambiente repelente de insetos

    Ingredientes:
    300 ml de álcool de cereais;
    20 ml de essência de citronela
    25 gramas de nipagin
    600 ml de água desmineralizada

    Misture o nipagin com essência, até ficar homogênea. Acrescentar a água, se desejar adicione o corante (a base de água ou alimentício/corante alimentício é hipoalergênico, ou seja, tem menos chance de provocar alergia). Adicione o álcool de cereais à mistura. Misture bem.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.