Cemig orienta como folições devem proceder em casos de acidentes

Por

Cemig orienta como foli?es devem proceder em casos de acidentes
Sexta-feira, 1º  de fevereiro de 2013, atualizada às 18h50

Cemig orienta como foliões devem proceder em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica

Da Redação

Com a chegada período de carnaval, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) dá orientações de cuidado à população, a fim de garantir e evitar acidentes  com a rede elétrica.

Para evitar acidentes envolvendo carros alegóricos e trios elétricos, é necessário que se leve em conta alguns aspectos fundamentais como: constatar que a altura do veículo somado ainda com a altura das pessoas que estiverem sobre ele não chegue perto da rede elétrica, sendo que o trajeto a ser percorrido deve evitar a aproximação com os fios de alta tensão.

Em relação à montagem de palanques, deve-se certificar que tanto a montagem como a desmontagem sejam feitas de forma cuidadosa e adequada para que nenhuma peça em movimentação entre em contato com a rede. Se o fio precisar ser remendado, usar somente material isolante e de boa qualidade contra descarga elétrica. Os organizadores devem estar atentos para que as ligações com a rede elétrica possam ser feitas somente por profissionais e com a autorização da Cemig. O prazo para quem quiser fazer o pedido de ligação provisória é de no mínimo dez dias antes da realização do evento.

Outro cuidado que se deve ter é com a instalação de aparelhos elétricos, precisam ser instalados longe de ambientes que possuam água. Em caso de acidentes com a rede elétrica, as pessoas podem ligar para a central de atendimento, no Fale com a Cemig, no número 116. Ou entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e/ou a Polícia Militar pelo 190.

Recomendações

Iluminação, enfeites e alegorias

  • Não lançar artefatos - como serpentinas, confetes, entre outros - na rede elétrica, sejam metálicos ou não;
  • Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig;
  • Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica;
  • Não fazer ligações clandestinas (gatos);
  • Não jogar líquidos, sprays e água na rede elétrica. Há risco de choque elétrico. Trios elétricos e carros alegóricos;
  • Não trafegar sob a rede elétrica energizada, pois a altura desses veículos poderá ser maior que a dos fios elétricos;
  • Observar a existência da rede elétrica e tomar cuidado para não tocá-la;
  • Considerar a altura do veículo e das pessoas sobre ele em relação à fiação da rede elétrica e demais obstáculos.

Palanques para apresentação de shows

  • A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas;
  • A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e possível projeção contra a rede elétrica.Aparelho de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas;
  • Não ligar aparelhos elétricos a perto de duchas ou piscinas;
  • Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento);
  • Não sair do veículo. A pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se precisar sair do veículo em função de um incêndio, abrir a porta e pular com os pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro;
  • Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.

Fios partidos (acidentalmente)

  • Ao encontrar um fio elétrico partido, caído ao solo, não se aproximar e não deixar ninguém se aproximar do cabo, que poderá estar energizado. Ligar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116 - que funciona 24 horas por dia - e aguardar a chegada dos técnicos da empresa.

Os textos são revisados por Juliana França

é assassinado e corpo aguarda identificação no IML