Terça-feira, 5 de abril de 2011, atualizada às 17h

Tarifa de energia de residências e indústrias será reajustada

Aline Furtado
Repórter

A partir da próxima sexta-feira, 8 de abril, consumidores residenciais e industriais pagarão mais pela conta de luz. As novas tarifas a serem praticadas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foram aprovadas nesta terça-feira, dia 5, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No caso dos consumidores de baixa tensão, como os residenciais, o reajuste será de 6,61%. Já o reajuste das contas de alta tensão, como é o caso das indústrias, será de 9,02%. O efeito médio sentido pelos consumidores será de 7,24%, percentual abaixo do pleiteado pela empresa,  equivalente a 8,8%. O reajuste deverá ser repassado ao consumidor a partir da fatura referente ao mês de maio.

Entre os itens considerados pela Aneel para a concessão do reajuste estão a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência, os custos referentes à atividade de distribuição, os quais englobam o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e o percentual a ser subtraído do Indicador de Variação da Inflação (IVI), além de custos com energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

O reajuste vai atingir um total de sete milhões de unidades consumidoras, entre residências e indústrias, distribuídas em 774 municípios de Minas Gerais. No ano passado, a Aneel autorizou redução de 0,05% para consumidores residenciais, além de ter concedido reajuste negativo de 5,18% para clientes classificados como residencial de baixa renda. No caso dos consumidores de média e alta tensão, o impacto médio do reajuste positivo foi de 6,16%.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken