Sexta-feira, 26 de abril de 2019, atualizada às 18h06

Jardim Botânico da UFJF é temporariamente fechado

Da redação

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), inaugurado no dia 12 de abril, ficará temporariamente fechado a partir desta sexta-feira, 26 de abril. Desde que abriu, há duas semanas, o local recebia visitações, de terças a sextas-feiras, e aos domingos, de 8h às 17h. Conforme informado em coletiva de imprensa, a decisão foi tomada após uma onça-pintada ser filmada na noite de quinta, 25, por volta das 22h, circulando próximo a sede administrativa do Jardim. Na noite desta sexta, 26, um técnico do Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio) virá na cidade para traçar diagnóstico e estratégias de ações com equipe local.

O diretor do Jardim, Gustavo Soldati, ressaltou as medidas de segurança tomadas desde a inauguração, como limite no número de visitantes. "Neste fim de semana teremos um norte técnico para as ações. É uma oportunidade também de educação ambiental".

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, afirma que a prioridade é a segurança da população e do animal. Não há previsão de reabertura até que haja condições de segurança. O professor do Departamento de Zoologia Artur Andriolo complementou que estratégias serão elaboradas com equipes técnicas. "Estima-se que a onça seja jovem adulta, robusta. Ainda não foi verificado o sexo".

Há pelo menos 80 anos não há registro de onça-pintada na Zona da Mata mineira.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico foi instalado na área do antigo Sítio Malícia, parte da Mata do Krambeck, comprada em agosto de 2009, pelo reitor, quando a UFJF assinou protocolo de intenção de compra com um dos sócios do sítio. Mas, a compra foi concluída apenas em fevereiro de 2010.

São 82,7 hectares de área preservada, equivalentes a 116 campos de futebol, abrangendo a área antes denominada Sítio Malícia. Outros dois sítios, Retiro Velho e Retiro Novo, compõem a Mata do Krambeck, totalizando 372,7 hectares.

O público tem acesso livre a cerca de dez hectares que incluem trilha; roteiros de visitação; lagos com decks; galerias de arte; bromeliário e orquidário com coleções botânicas.

ACESSA.com - Jardim Bot?nico da UFJF ? temporariamente fechado