Quarta-feira, 22 de dezembro de 2010, atualizada às 17h30

Reintegração de posse de prédio público deve contribuir para expansão do Ifet Barbacena

Aline Furtado
Repórter
Imóvel reintegrado ao Ifet campus Barbacena

Com a reintegração de posse do prédio ocupado pela Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), durante período de aproximadamente 43 anos, ao Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (Ifet) campus Barbacena, a instituição planeja expansão, que trará benefícios como criação de cursos e aumento da oferta de vagas.

"A entrega das chaves veio em um momento muito oportuno, já que o campus está em expansão. Com o prédio, poderemos criar mais cursos e, consequentemente, abrir mais vagas para a comunidade. Temos uma demanda reprimida na região, que poderá ser suprida a partir de agora", destaca o diretor do Ifet campus Barbacena, José Roberto Ribeiro Lima.

Segundo o diretor, no próximo ano, serão oferecidos 22 cursos, sendo oito de nível superior e 14 técnicos. "O prédio vai nos proporcionar mais espaço para salas de aula e laboratórios. Foi um ato justo, que irá contribuir para o crescimento de muita gente."

Os contratos de comodato que garantiram a posse do imóvel, localizado no bairro São José, pela instituição particular por mais de quatro décadas foram questionados pela direção do Ifet. Em outubro deste ano, foi publicada a sentença que determinou a desocupação do prédio. No último dia 15, um ato simbólico de entrega das chaves marcou a reintegração de posse. O imóvel, antes de ser ocupado pela Unipac, abrigava a antiga Escola Agrotécnica Federal de Barbacena.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken