• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Amor entre mulheres é abordado em produção audiovisual O Móbile: Admiração é o primeiro curta-metragem de uma série. A previsão para lançamento em Juiz de Fora deve ser em outubro

    Daniele Gruppi
    Repórter
    29/08/2008

    O Móbile: Admiração é um curta-metragem que aborda o amor entre as mulheres. Trata-se de uma produção que conta a história de Bárbara Oliveira, uma pintora, e Nina Maya, uma atriz. Quando elas se conhecem, se apaixonam e daí surge o dilema: o amor ou a arte?

    Segundo a diretora e roteirista Lilian Werneck, a idéia do vídeo surgiu em 2006. "Comecei a acompanhar o seriado The L Word e me encantei com a idéia de fazer uma série de curtas sobre o amor entre mulheres. Pensei nos temas: Admiração, Diálogo, Confiança, Apoio e Perdão. Criei os cinco roteiros com histórias diferentes. O primeiro que consegui fazer mais completo foi o Admiração", conta.

    Na trama, a artista plástica, Bárbara Oliveira, interpretada por Stefane Ribeiro, tem como inspiração maior as interpretações de uma atriz. Ela se prepara para lançar uma grande exposição na cidade antes de vender suas obras para o exterior. Nina Maya, protagonizada por Nadja Dulci, uma jovem atriz, constrói suas personagens a partir das pinturas de Bárbara. Sua personagem mais marcante, ainda em fase de construção, é Petra Von Kant, que exige muita entrega e muita inspiração.

    Elas se admiram em silêncio, nunca se encontraram, nunca conversaram. Quando finalmente se conhecem na exposição de Bárbara, se apaixonam. Passam a viver um relacionamento intenso, forte, inteiro. Um amor que só não é perfeito porque desequilibra a criação, a arte, a inspiração das artistas.

    As gravações do curta aconteceram em maio. Foram quatro dias de trabalho em seis locações diferentes: um apartamento, um teatro, uma galeria de arte, um atelier, uma boate e um café da cidade. Em fase final do projeto, a expectativa de Lilian é de que o lançamento aconteça em outubro. "Estamos fazendo a edição final, a trilha sonora é assinada por Marlos Vinícius, sendo que a música tema vai ser gravada pela Lúdica Musica", adianta.

    Foto de duas mulheres lendo jornal, uma está sorrindo Foto de uma mulher olhando uma pintura Foto de uma mulher tentando fazer uma pintura

    A produção conta com o apoio da Lei Murilo Mendes. Para Lilian, as dificuldades encontradas foram principalmente em relação ao recurso financeiro. "O valor aproximado disponibilizado pela lei foi de R$ 20 mil. É muito pouco para se fazer um curta-metragem. Tive que investir uma parte do meu bolso para viabilizar a parte técnica e de produção. Sem dinheiro é muito difícil, mas com a vontade de todo mundo, empenho, carinho e trabalho maravilhoso fizemos cinema de verdade em Juiz de Fora", ressalta.

    Mensagem

    O Móbile: Admiração aborda um tema polêmico, entretanto, Lilian só espera reações positivas do público. "Já melhorou muito a situação do preconceito, apesar de ser pesado ainda. Espero que as pessoas entendam a verdadeira mensagem e vejam a beleza e naturalidade que há no relacionamento entre pessoas, indepentende de sexo".

    A diretora afirma que apesar do tema ser cada vez mais comum no audiovisual, ainda é restrito a produções isoladas ou caricatas. Para ela, a busca pela inspiração artística no outro se torna o mote maior da história, não o fato de ser um amor homossexual.

    Foto da gravação de uma cena Foto de duas mulhres, uma deitada e outra sentada. As duas não parecem estar contentes Foto da gravação de uma cena

    Segundo Lilian, a mensagem que o filme pretende passar é: "O amor é amor mesmo se for entre duas mulheres, dois homens, um homem, uma mulher, não importa. O amor é um Móbile, sempre a se modificar, a ter novos tipos de olhares, gestos, movimentos, mas que é impressionante e essencial na nossa vida".

    Das 500 cópias em DVD produzidas, a maioria será distribuída gratuitamente em entidades culturais, escolas e locadoras interessadas. Depois de lançar o vídeo, Lilian pretende correr atrás de verba para viabilizar os outros curtas, que vão integrar a série O Móbile – Admiração, Diálogo, Confiança, Apoio e Perdã".

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.