A adolescente juiz-forana de 14 anos, Maria Eduarda Nogueira, paciente com um câncer raro, o Sarcoma de Ewing, iniciou o tratamento com próton terapia em Madri, na Espanha. O diagnóstico foi feito em fevereiro de 2022, quando começou a busca da família e dos médicos para obter a melhor opção de tratamento para a jovem.

Duda, como a jovem é conhecida, tem um tumor no osso da pelve. Esse tipo de câncer, segundo a equipe médica do Monte Sinai, pode estar em qualquer osso do corpo e, até mesmo, em alguns órgãos. A garota fez uma parte do tratamento de quimioterapia no Hospital Monte Sinai, etapa necessária para que ela pudesse ser submetida à próton terapia.  Ela fez uma campanha de vaquinha virtual para arrecadar os valores que viabilizaram a viagem e o tratamento na capital espanhola.

A mobilização na internet arrecadou mais de R$ 800 mil, em apenas 48 horas. O que possibilitou que a jovem tenha acesso a um procedimento menos invasivo. Duda e a mãe dela, Octacília Nogueira, compartilham os detalhes sobre a história e sobre as etapas do tratamento por meio de suas redes sociais.

O percurso da descoberta do câncer, que inicialmente foi tratado como uma ‘dor de crescimento’ até o diagnóstico correto, foi marcado pela insistência da mãe, que é enfermeira, ter conhecimento de uma área da Saúde não diminuiu as dores de Octacília, no entanto, contribuiu para que ela pudesse questionar as primeiras hipóteses e aprofundasse a investigação da doença.

Foto: Divulgação Monte Sinai

ACESSA.com - Jovem faz tratamento em Madri com recurso arrecadado em vaquinha