Quinta-feira, 13 de agosto de 2009, atualizada às 17h46

Aulas na UFJF reiniciam na próxima semana

Clecius Campos
Repórter

As aulas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recomeçam na próxima quarta-feira, dia 19 de agosto. Após reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 13 de agosto, o Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta frente à Influenza A (H1N1) divulgou a decisão. Os alunos do Colégio de Aplicação João XXIII e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) voltam das férias prolongadas na segunda-feira, dia 17.

De acordo com o diretor de comunicação da UFJF, Kleber Ramos, a instituição providenciou a compra de materiais de prevenção que serão instalados em toda a universidade. São meia tonelada de álcool gel, além de sabonete líquido, toalhas descartáveis e suportes. Cerca de 60 homens vão colocar os equipamentos em banheiros, salas de aula, auditórios, cantinas e todos os ambientes onde houver circulação de pessoas. Será oferecida uma garrafa de plástico para cada um dos alunos das instituições para que seja evitado o contato direto com os bebedouros.

Diretores de institutos e coordenadores de cursos participarão de um treinamento com a equipe de médicos especializados do Hospital Universitário (HU). Já na primeira semana de aula, alunos receberão a visita dos médicos para reforço das orientações.

Trotes serão proibidos

A UFJF vai emitir comunicado oficial aos alunos, proibindo a prática dos trotes durante o reinício das aulas. A medida é tomada a fim de evitar aglomerações e o contato entre pessoas. "O momento não é oportuno para esse tipo de brincadeira. Esperamos contar com o bom senso dos estudantes", diz Ramos.

Concurso Público

O concurso público para servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) terá sua data de realização reprogramada. "Ele será realizado, mas a data ainda não foi definida. São mais de 11 mil pessoas inscritas, o que demanda uma logística muito grande. Estamos trabalhando com a Comissão Permanente de Seleção (Copese) não só para definir a data, mas estudando para que ela não coincida com datas de outros concursos", afirma Pró-Reitora de Recursos Humanos, Gessilene Zigler Foine.