Terça-feira, 2 de fevereiro de 2010, atualizada às 11h

Campanha de Popularização do Teatro tem recepção positiva do público

Pablo Cordeiro
Repórter

A nona edição da Campanha de Popularização do Teatro de Juiz de Fora fechou com balanço positivo. No total, 11.270 espectadores compareceram às sessões. O presidente da Apac, Gueminho Bernardes, pondera, entretanto, que o número poderia ter sido maior, já que muitos produtores não levaram em consideração a venda nas portarias dos teatros e as cortesias. Em 2009, o total de pessoas que compareceram às salas foi de 7.500. Em 2008, foi de 15 mil.

Para o presidente da Apac, foi a melhor campanha realizada, quanto aos espetáculos. "Noventa por cento dos espetáculos tiveram nota média acima de nove. A avaliação do público foi excelente. Nenhuma peça teve avaliação menor do que oito e apenas quatro estiveram abaixo de nove", define o comediante.

O público infantil também desempenhou função importante no evento. Enquanto no ano passado as peças tiveram que ser canceladas por não possuírem espectadores, nesta edição, a média de público foi de 200 crianças por peça. 

"Nossa intenção foi atingir a satisfação do público. Melhoramos a qualidade das peças e conseguimos superar as expectativas. Agora, estamos estudando o calendário de 2011 para começarmos a divulgação com mais antecedência", avalia.

Sucesso motorizado e estratégias para 2011

Bernardes diz que a kombi que percorreu os bairros vendendo ingressos ajudou na divulgação da campanha. "Foi uma novidade deste ano e foi excelente. Mais de 400 ingressos foram vendidos na kombi", pontua. O ator confirma que para o próximo ano, este já é um artifício garantido. Para a décima edição, Bernardes planeja colocar o trailer da venda de ingressos na Praça João Pessoa, fazer mais promoções e continuar priorizando a qualidade das peças.

Stand up

Novidade em Juiz de Fora e sucesso na campanha, as peças de Stand Up Comedy (comédia em pé, em tradução literal), aquelas em que o ator interpreta personagens, de cara limpa, foram destacadas por Bernardes como um dos pontos altos do evento. "A peça do Gustavo Mendes foi a segunda mais bem avaliada, a do Bruno Fonseca lotou duas sessões e a minha, o espetáculo de lançamento, foi recordista de público, com 510 pessoas."

Resultado do júri popular
Espetáculos Adultos

1º Caixa Preta - 9,79

2º Tarja Preta - 9,76

3º Minha Sogra é um Pitbul - 9,73

Espetáculos Infantis

1º A Vingança da Bruxa - 9,85

2º O Resgate do Espantalho - 9,8

3º Don Chicote - 9,71 e A Viagem do barquinho - 9,71

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes