Instituições de Juiz de Fora recolhem donativos para festas de fim de ano

ONGs da cidade buscam, principalmente, doações de brinquedos para presentear os assistidos

Lucas Soares
Repórter
27/11/2014

Com o fim de ano se aproximando, várias instituições de Juiz de Fora estão buscando doadores e apoiadores para realizar festas de final de ano para seus associados e pacientes. O Portal ACESSA.com realizou um levantamento com as principais ONGs da cidade. Veja.

Associação de Livre Apoio ao Excepcional (Alae)

Na Alae, uma série de eventos irão marcar as celebrações de final de ano da ONG. Segundo o presidente da instituição Luiz Gonzaga Chafi Hallack, a festa de encerramento das atividades está programada para o dia 11 de dezembro, uma quinta-feira, no Círculo Militar. Além disso, os jovens assistidos irão participar de um amigo-oculto interno, com uma outra festa planejada pelos próprios usuários. "Todo ano são eles que bolam a festa, então acaba sendo uma atividade, já que eles são deficientes mentais", revela. Para entrar em contato com a Alae é necessário entrar em contato pelo telefone (32) 3215-4628.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

De acordo com a coordenadora da Apae, Idamary Costa, as celebrações de fim de ano começam no dia 5 de dezembro, com uma ceia preparada por uma nutricionista para os atendidos na instituição. Já entre os dias 8 e 12 de dezembro, será a vez da 1ª Exposição de Natal, com apresentações artísticas de professores e convidados. Além disso, no último dia da exposição, a Apae irá promover uma apresentação teatral e receber o Papai Noel dos Correios. O telefone da Apae é (32) 3224-3065.

Doutores do Amor

O grupo aceita doações de chocolates, brinquedos, canecas, fraldas, materiais de higiene pessoal, entre outos. Segundo a integrante do grupo, Gilmara Delmonte, serão atendidos 2.500 leitos na cidade, em 16 instituições diferentes. Os interessados em ajudar podem ligar para (32) 9967-5832 ou procurar pelo Facebook, agendando uma visita do grupo para buscar os produtos. Entre os eventos previstos, estão a visita da Mamãe Noel e entrega de bolos. As programações ainda estão sendo fechadas.

Fundação Ricardo Moysés Jr.

A festa vai acontecer no dia 16 de dezembro e, como acontecem doações durante todo o ano, a direção pede que o foco seja para brinquedos. "Estamos fazendo uma campanha de brinquedos para os nossos assistidos, que têm de 0 à 14 anos. Quem optar, também aceitamos doações de alimentos e outros itens, assim como acontece durante o ano", explica a diretora executiva, Jane Moysés. O telefone de contato da Fundação Ricardo Moysés Jr. é (32) 3229-0002.

Instituto Bruno

A festa de Natal será realizada no dia 17 de dezembro, uma quarta-feira. Segundo a assessoria de comunicação da ONG, a instituição busca doação de brinquedos para os 50 atendidos, sendo tanto crianças, quanto adolescentes. As cartinhas com os pedidos dos assistidos está disponível no próprio Instituto Bruno (rua Paula Lima, 243). Além disso, o Instituto Bruno pede doação de bolo para 300 pessoas, refrigerante e descartáveis, como copos, guardanapos, colheres, pratinhos, e copos de sorvete. O telefone de contato é (32) 2102-4306.

Médicos do Barulho

A Associação Médicos do Barulho recebe doações de brinquedos e chocolates que serão distribuídos na Santa Casa de Misericórdia no dia 18 de dezembro. Segundo o presidente da associação, Amaury Mendes, o grupo irá buscar as doações. "É preciso que os interessado entre em contato conosco pelos telefones (32) 3083-0373 ou R$ 32) 9962-6898, ou pelo WhatsApp no (32) 9158-2341. Além disso, pode ser agendado por e-mail, Facebook ou site", confirma. As doações poderão ser feitas até o dia 17 de dezembro. Caso o número de brinquedos seja superior ao número de atendidos na Santa Casa, outros hospitais poderão ser contemplados.