Sexta-feira, 4 de junho de 2010, atualizada às 17h34

Projeto Cena Coletiva chega a Juiz de Fora

Carolina Gomes
Repórter

Começa no próximo dia 12 de junho o Cena Coletiva, projeto que reúne grupos teatrais de Minas para divulgação e debate de ideias sobre acessibilidade cultural e promoção da cidadania. Estão previstos espetáculos, cursos e seminários.

Juiz de Fora é uma das cidades âncoras a receber o projeto, juntamente com Santos Dumont, Contagem e João Monlevade. O grupo teatral Atrás do Pano, de Belo Horizonte, é responsável pela realização do evento na cidade.

O Cena Coletiva começa com o Rua de Brincar, uma atividade que será realizada a partir das 9h do dia 12, no Parque Halfeld. No local, haverá brincadeiras musicais e atividades de integração para crianças, utilizando objetos lúdicos. Nos dias 19 e 20 de junho, ocorrerá a apresentação do espetáculo 1961-2010, do grupo ZAP18.

"As cidades de João Monlevade, Santos Dumont e Contagem já tiveram a abertura do projeto e contaram com um grande público, principalmente famílias com criança. Como o evento será no Parque Halfeld, um ponto bem central da cidade, acreditamos que haja bastante interessados", afirma o assessor Adilson Marcelino.

palco palco
Ator Cidadão

Dentro das programações previstas no Cena Coletiva, o Projeto Ator Cidadão visa promover cursos, palestras e apresentações teatrais, trabalhando a construção do ator, profissional ou não, inserido no conceito de cidadania. De acordo com Adilson, adultos e jovens de qualquer formação podem se inscrever no curso, que é especialmente interessante para pessoas ligadas às áreas de educação e de arte. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Funalfa. Os cursos terminam em agosto.