UFJF e PJF se unem em projeto para mapear violência e treinar agentes de saúde

Por

UFJF e PJF se unem em projeto para mapear viol?ncia e treinar agentes de sa?de

Em parceria, a Prefeitura de Juiz de Fora e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançaram nessa terça-feira (9) o projeto de extensão “Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes”.

A iniciativa conta com uma abordagem multidisciplinar para a capacitação dos agentes de saúde. Os profissionais receberão treinamento para o preenchimento da ficha de notificação de violência interpessoal/autoprovocada e para a melhoria da rede de acolhimento e enfrentamento dos casos.

Outras ações que estão interligadas ao fluxo do Plano Municipal de Segurança Urbana pretendem incluir a sociedade no debate a respeito das violências, por meio de campanhas. A intenção, conforme a prefeita Margarida Salomão, é trabalhar com o embasamento dos dados, que vão impedir que erros cometidos anteriormente voltem a ocorrer.

O trabalho terá a duração de cinco meses e se distribui em  três eixos de atuação: educação continuada; mapeamento e comunicação. Com isso, de acordo com a PJF, o projeto vai contribuir para o desenvolvimento de parte das ações do Plano Municipal de Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas da PJF, com a ênfase em ações intersetoriais e interinstitucionais capazes de melhorar a qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, das dinâmicas de relacionamentos sociais entre pessoas, comunidades e instituições.

A meta da parceria é a realização do  mapeamento da rede de enfrentamento à violência do município com foco para a reestruturação dos fluxos da rede de cuidado integral, a produção de informações e indicadores estratégicos, organização de um conjunto de mapas com toda cartografia produzida e apoio ao desenvolvimento de políticas que reduzam os riscos e danos associados às violências.

 A capacitação dos agentes de saúde a respeito da ficha de notificação será realizada em 15 oficinas e três fóruns que ocorrem ao longo do segundo semestre. O Secretário de Saúde, Ivan Chebli, destacou que 30% do gasto do HPS hoje decorre de internações por violências de causas externas. O que, para o titular da pasta, se traduz em uma preocupação significativa para o sistema de saúde, que tem como diretriz nacional a promoção da paz e o enfrentamento à violência. Com o diagnóstico será possível tomar medidas para reduzir os agravos.
 
Na UFJF, o trabalho conta com  professores do Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde (Nates), do Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação (Nugea) e do Núcleo de Estudos em Políticas de Drogas, Violência e Direitos Humanos (NEVIDH).

Foto: Divulgação PJF/ Carlos Mendonça