• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Quinta-feira, 6 de janeiro de 2011, atualizada às 12h50

    Forum pretende traçar diagnóstico da situação atual das artes cênicas em JF

    Aline Furtado
    Repórter

    A quarta edição do Forum das Artes Cênicas, marcada para a próxima terça-feira, 11 de janeiro, pretende elaborar um diagnóstico da situação atual do segmento em Juiz de Fora. A intenção é que o mapeamento auxilie na elaboração do Plano Municipal de Cultura.

    De acordo com a representante titular de artes cênicas no Conselho Municipal de Cultura de Juiz de Fora (Concult), Sandra Emília, o objetivo é reunir produtores, artistas e técnicos, a fim de que sejam levantados pontos a partir de três perguntas.

    "Devemos nos guiar a partir das respostas a três perguntas: como estamos?, onde queremos chegar? e como fazer para chegar lá?." Para Sandra, entre os pontos positivos quanto à manifestação artística na cidade, está o maior envolvimento da classe com a produção de espetáculos. "O número de artistas vem crescendo, assim como o interesse em promover peças de teatro e apresentações de dança. Além disso, as pessoas do meio estão se aglutinando, o que é muito positivo, já que sozinho é mais difícil avançar."

    Para ela, a principal dificuldade encontrada pelo segmento na cidade é a falta de espaços públicos para as apresentações locais. "Precisamos quase implorar por espaços. Os privados cobram um preço absurdo. Já os públicos, só temos o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas [CCBM] e, daqui a um tempo, o Teatro Paschoal Carlos Magno."

    Sandra lembra, ainda, da importância da elaboração do Plano Municipal de Cultura, que irá definir diretrizes culturais, artísticas e de produção. O plano servirá como referência, permitindo a fiscalização, a promoção e a proposição de ações voltadas às expressões artísticas. O Forum das Artes Cênicas será realizado na Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), às 19h.

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.