Quinta-feira, 6 de janeiro de 2011, atualizada às 12h50

Forum pretende traçar diagnóstico da situação atual das artes cênicas em JF

Aline Furtado
Repórter

A quarta edição do Forum das Artes Cênicas, marcada para a próxima terça-feira, 11 de janeiro, pretende elaborar um diagnóstico da situação atual do segmento em Juiz de Fora. A intenção é que o mapeamento auxilie na elaboração do Plano Municipal de Cultura.

De acordo com a representante titular de artes cênicas no Conselho Municipal de Cultura de Juiz de Fora (Concult), Sandra Emília, o objetivo é reunir produtores, artistas e técnicos, a fim de que sejam levantados pontos a partir de três perguntas.

"Devemos nos guiar a partir das respostas a três perguntas: como estamos?, onde queremos chegar? e como fazer para chegar lá?." Para Sandra, entre os pontos positivos quanto à manifestação artística na cidade, está o maior envolvimento da classe com a produção de espetáculos. "O número de artistas vem crescendo, assim como o interesse em promover peças de teatro e apresentações de dança. Além disso, as pessoas do meio estão se aglutinando, o que é muito positivo, já que sozinho é mais difícil avançar."

Para ela, a principal dificuldade encontrada pelo segmento na cidade é a falta de espaços públicos para as apresentações locais. "Precisamos quase implorar por espaços. Os privados cobram um preço absurdo. Já os públicos, só temos o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas [CCBM] e, daqui a um tempo, o Teatro Paschoal Carlos Magno."

Sandra lembra, ainda, da importância da elaboração do Plano Municipal de Cultura, que irá definir diretrizes culturais, artísticas e de produção. O plano servirá como referência, permitindo a fiscalização, a promoção e a proposição de ações voltadas às expressões artísticas. O Forum das Artes Cênicas será realizado na Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), às 19h.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.