• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Sexta-feira, 7 de janeiro de 2011, atualizada às 18h30

    Proposta de tombamento de imóvel na rua Benjamin Constant será analisada

    Aline Furtado
    Repórter
    Imóvel localizado na rua Benjamin Constant

    O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac) comunicou, nesta sexta-feira, 7 de janeiro, por meio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que será analisada a proposta de tombamento de um imóvel localizado na rua Benjamin Constant, 363.

    De acordo com o arquiteto e conselheiro do Comppac, Marcos Olender, a casa representa o estilo neocolonial hispânico, tendo sido construída, provavelmente, entre os anos de 1910 e 1930. "Trata-se de um imóvel de grande importância para a cidade, devido ao alto valor arquitetônico, histórico e cultural."

    Olender lembra que, em Juiz de Fora, há poucos imóveis que representam esse estilo de construção. "E, entre os poucos que existem, alguns já são tombados, como é o caso do Castelinho do Bairu e do prédio que abriga a 12ª Circunscrição de Serviço Militar, na Praça Antônio Carlos. Isso reforça o pleito de tombamento."

    Segundo o diretor de Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac) da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Paulo Gawryszewski, a partir da abertura do processo de proposta de tombamento, será desenvolvido um levantamento a respeito das informações jurídicas dos proprietários e herdeiros, do valor arquitetônico do imóvel, entre outros itens, que serão avaliados pelo Comppac. "Não existe sequer previsão para esse processo. O prazo mínimo é de três meses, mas creio que será ainda maior."


    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.