Segunda-feira, 2 de dezembro de 2019, atualizada às 16h07

Festival de cinema Primeiro Plano começa nesta segunda-feira

Da redação

A abertura do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades acontece nesta segunda-feira, 2 de dezembro, a partir das 20h, no Teatro Paschoal Carlos Magno. A programação continua até o próximo sábado, 7. Na sessão de abertura, será exibido o curta “Cinesia”, do diretor Pedro Victor Soares. Ele é a 11ª produção viabilizada pelo prêmio Incentivo Primeiro Plano.

Em seguida será exibido o longa Pacarrete, de Allan Deberton, que é vencedor de vários prêmios inclusive de oito Kikitos de Ouro na 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado, entre eles o de Melhor Filme.

O longa se passa em Russas, interior do Ceará. Pacarrete (Marcélia Cartaxo) é uma professora de dança aposentada, que vive com a irmã Chiquinha (Zezita Matos) e tem Maria (Soia Lira) como empregada doméstica. Rigorosa e ranzinza, ela vive limpando a calçada e brigando com quem passa por ela. Seu grande sonho é estrelar um balé para a população local durante a grande festa da cidade, que está prestes a acontecer. Para tanto, ela manda confeccionar uma nova roupa de bailarina ao mesmo tempo em que tenta convencer a prefeitura de seu show. Entretanto, a falta de interesse da população em geral por espetáculos do tipo logo se torna um grande oponente.

Os ingressos serão distribuídos, de forma gratuita, na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão (sujeito à lotação da casa).

Programação

A exibição dos 59 longas e filmes das mostras Regional e Mercocidades será no Cinemais Alameda, na Rua Morais e Castro, 300, bairro Alto dos Passos, a partir do dia 3. Veja a lista dos filmes que serão exibidos em cada dia no site do Festival. Além das sessões, estudantes e profissionais de cinema e áreas afins vão poder participar de oficinas temáticas que tiveram inscrições encerradas dia 29 de novembro.

Premiações

Na mostra Mercocidades, os filmes concorrem aos prêmios regulares de um festival. Entre as categorias, estão direção, som, fotografia, montagem, atuação, trilha musical, direção de arte e melhor filme. A avaliação será feita por um júri especializado, além do júri popular, formado pelos espectadores.

A Mostra Regional distribuirá três prêmios: o Melhor Filme pelo júri popular; o Luzes da Cidade - com avaliações dos diretores participantes da Mostra Mercocidades -, com prêmio de R$ 500; e o Incentivo Primeiro Plano, voltado ao melhor curta-metragem desenvolvido por universitários matriculados em instituições de ensino superior de Juiz de Fora. O prêmio para esta categoria é de R$ 9 mil para a realização de um novo filme.

ACESSA.com - Festival de cinema Primeiro Plano come?a nesta segunda-feira