Memorial da República em homenagem a Itamar Franco é oficializado pela UFJFO espaço terá dois blocos distintos, com total de 850 m². O projeto arquitetônico busca representar algumas características da vida e da personalidade do político

Victor Machado
*Colaboração
29/7/2011

Foi assinado, na manhã desta sexta-feira, 29 de julho, pelo reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Duque, o termo de criação do Memorial da República Presidente Itamar Franco. O espaço será construído ao lado do prédio do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, Rogério Mascarenhas, o Memorial será dividido em dois blocos distintos e terá 850 metros quadrados. Ele afirma que o projeto arquitetônico busca representar algumas características da vida e da personalidade de Itamar em formas, como giros e recuos. "O espaço vai representar a dignidade, a ética e a honradez com que Itamar realizou suas administrações públicas. Ele mudou o rumo do país em apenas dois anos, dando prosperidade ao Brasil. A forma arquitetônica será baseada nessas características."

Ele destaca, ainda, a necessidade da criação de um espaço específico para guardar a história do ex-presidente. "É ainda mais especial por ser construído ao lado do MAMM, que é um local destinado à cultura de Juiz de Fora. É importantíssimo preservar a memória de Itamar." O espaço servirá para pesquisadores e terá espaço para exposições, bibliotecas, hemeroteca (lugar onde são arquivados jornais e outras publicações) e salas de pesquisa.

Uma das filhas de Itamar Franco, Georgiana Surerus Franco, comentou que o pai havia manifestado a intenção de doar o acervo de sua história política para a UFJF e que o Conselho Superior da universidade aprovou a doação. "É uma pena meu pai não poder estar aqui para ver a criação do memorial em sua homenagem. Ele doou todo o acervo histórico dele para poder preservar os documentos e a vida pública."

O prefeito, Custódio Mattos, destacou as ações de Itamar Franco como presidente da República e a importância no cenário político nacional, estadual e municipal. "A homenagem é mais do que justa ao homem que criou o Plano Real e trouxe prosperidade ao Brasil. Pude acompanhar a campanha política de Itamar em 1966 e a vida dele como prefeito. Sem dúvida, ele revolucionou a política da cidade, que era muito provinciana. "

Para Mattos, a iniciativa da criação do memorial tornará eterna a lembrança do político juiz-forano. "O memorial tornará o Itamar ainda mais eterno e propiciará o conhecimento sobre a vida dele. As pessoas que não conhecem, poderão saber quem foi Itamar Franco."

Laços com a universidade

O reitor da universidade comentou o forte laço entre o ex-presidente e a instituição. Emocionado, Henrique Duque afirmou que sem Itamar não seria possível o sucesso da cidade e da universidade. "Itamar começou sua vida política no diretório acadêmico da Faculdade de Engenharia. Além disso, sem ele seria quase impossível a consolidação da democracia."

Segundo Duque, a UFJF se enaltece de ter sido a instituição escolhida pelo político para tomar conta e preservar o arquivo de político. "É uma homenagem que celebra a vida de Itamar e a universidade se enaltece de ser a instituição destinada a guardar a memória dele."

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken