• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Terça-feira, 23 de agosto de 2011, atualizada às 17h48

    Vinte e quatro espetáculos vão movimentar o 5º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora

      Da Redação
    teatro

    Vinte e quatro espetáculos, cinco oficinas, um seminário, uma mostra de curtas performances, uma mostra cinematográfica e uma festa de confraternização integram a programação do 5º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, que ocorre entre os dias 3 e 11 de setembro. O evento reúne companhias de 12 cidades, trazendo para o cenário local montagens com as mais diversas linguagens e propostas, formando um diversificado mosaico da dramaturgia nacional.

    Entre as montagens que serão apresentadas nos nove dias de festival, 13 integram a Mostra Competitiva, que distribuirá, nas categorias adulto e infantil, troféus para os melhores nos seguintes quesitos: espetáculo, direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, cenário, figurino, júri popular, iluminação e trilha sonora. Haverá ainda o prêmio destaque, que poderá ser entregue em qualquer categoria, individual ou coletivamente, conforme avaliação da Comissão Julgadora. Já o Circuito Off apresentará três peças (confira a programação).

    A abertura oficial da maratona de artes cênicas será no próximo dia 3, às 20h, no Cine-Theatro Central, com a peça Savana Glacial, do Grupo Físico de Teatro, montagem vencedora do 23º Prêmio Shell, categoria melhor texto, no Rio de Janeiro. Outros seis espetáculos convidados serão apresentados, incluindo, Till, a Saga de um Herói Torto, do Grupo Galpão, de Belo Horizonte, que encerra a edição 2011 do festival, dia 11, às 20h, na Praça Antônio Carlos.

    A exemplo dos anos anteriores, o Espaço Mezcla promoverá a Mostra de Curtas Performances, com esquetes de teatro, dança, circo, poesia e música, nos dias 8, 9 e 10 de setembro, às 23h. Os ingressos serão vendidos no local. Já a mostra cinematográfica Do palco à tela, integra a programação paralela do festival e será iniciada antes da abertura oficial do evento, com sessões de 1 a 3 de setembro, sempre às 19h, no Anfiteatro João Carriço. Foram selecionados dois longas e seis curtas-metragens. A entrada é franca.

    Convites

    Nesta edição do Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, os espetáculos teatrais serão apresentados no Cine-Theatro Central, no CCBM, na Casa de Cultura da UFJF, no Espaço Diversão & Arte, no Teatro Pró-Música, no Teatro Academia e no Sest/Senat, além das montagens em áreas abertas: Parque Halfeld, Museu Mariano Procópio e Praça Antônio Carlos.

    Cada convite para as montagens em espaços fechados será trocado por um livro de literatura em bom estado, a partir da próxima segunda-feira, dia 29, na sede da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), na avenida Rio Branco, 2.234 – Parque Halfeld, Centro. Cada pessoa poderá trocar até dois convites por espetáculo. A quantidade de convites será limitada à capacidade dos espaços em que as montagens serão apresentadas. O plantão de trocas acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

    Seminário e oficinas

    Além de oferecer um painel diversificado da produção de artes cênicas do país, o Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora mantém a vertente de formação continuada para a classe teatral e para os interessados na área. O seminário Pensando Teatro trará como convidados os pesquisadores, atores e diretores Norberto Presta e Ligia Tourinho. Não é necessário fazer inscrição. Já para as oficinas, que têm vagas limitadas, as inscrições estarão abertas a partir do dia 29, das 9h às 17h, na sede da Funalfa. Tanto no seminário quanto nas oficinas, a participação é gratuita.

    Festa e encerramento

    Como objetivo de promover confraternização entre produtores, organizadores, artistas e público, a Funalfa programou a festa temática Anos 80, que acontece dia 10 de setembro, às 23h, na Estação Cultural Estúdio de Danças Silvana Marques. A animação será da banda Zona Blue, com participação dos DJs Lady Lala e Dids. Os ingressos serão vendidos a R$ 10, na Funalfa.

    Já a cerimônia de encerramento e premiação da Mostra Competitiva do 5º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora acontece no CCBM, às 19h, do dia 11 de setembro.

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.