Alegria e solidariedade são os componentes principais do Domésticas de Luxo

Um dos blocos mais tradicionais de Juiz de Fora, além de trazer alegria e diversão para os foliões, realiza vários projetos que beneficiam a população

Andréa Moreira
Repórter
19/1/2013
Domésticas de Luxo

Falar do Carnaval de Juiz de Fora é falar de um dos blocos mais tradicionais da cidade: o Domésticas de Luxo, fundado em 1958 pelos amigos Aécio Flávio, Alberto Esteves, Fernando (Mambrico), Genaro Belo, Geninho (Ganha-pouco) e Ruitter Rolland. "Sempre nos pintávamos para sair no Carnaval. Então, estávamos reunidos em um botequim, quando um primo do Aécio comentou que em Belo Horizonte tinha o bloco Domésticas de Lourdes, surge então o Domésticas de Luxo," explica um dos fundadores, Alberto Esteves dos Reis.

O bloco surgiu com apenas seis componentes, já chegou a quase mil e sempre arrastou milhares de foliões pelas ruas da cidade. Segundo Reis, esse sucesso já era esperado. "No primeiro ano que desfilamos, uma família do Rio de Janeiro nos viu e convidou para que subíssemos em seu veículo. Passamos praticamente o Carnaval todo desfilando sobre o carro. Em 1959, mais componentes se juntaram a nós e, a cada ano, crescia mais", lembra.

O primeiro prêmio do Domésticas de Luxo surgiu no segundo ano de vida, quando conquistou o vice-campeonato no desfile dos blocos de Juiz de Fora. De lá para cá foram tantas conquistas, que chegou a chamar a atenção de algumas autoridades da cidade. “O bloco despertou o interesse do então prefeito, Itamar Franco, que nos sugeriu que deveríamos apenas desfilar na avenida, sem concorrer a nenhum título,” explica um dos diretores do bloco, Odério Filho.

Entre 2001 e 2008, o bloco não saiu, retornando em 2009, com 130 componentes. “Com o samba-enredo  Voltei aqui é  meu lugar, buscamos reviver o brilho dos antigos foliões e mostrar para a nova geração o Carnaval das Domésticas.”

Além das fronteiras

Apesar de ser juiz-forano, o Domésticas de Luxo anima festas e carnavais em diversas cidades. "Sempre somos convidados a participar de algum evento ou de alguma festa de Carnaval de outros municípios. Acredito que a irreverência do bloco e a missão que temos de levar alegria, é o que mais chama a atenção do nosso grupo," destaca Filho.

Além do samba

Diferentemente de muitos blocos carnavalescos, que aparecem apenas no período da festa, e que têm como único objetivo a folia, o Domésticas de Luxo realiza, durante todo o ano, vários projetos que visam ajudar a população local. Entre eles, estão as doações constantes de sangue e participação em campanhas como a do Papai Noel dos Correios. "Em 2013, será a quarta vez que abriremos a campanha de doação de sangue da Fundação Hemominas. E todo final de ano, a diretoria do bloco vai até os Correios para adotar algumas cartas que as crianças encaminham para o Papai Noel. Na verdade, sempre buscamos fazer algo de positivo para as pessoas da cidade, pois sabemos que o Domésticas surgiu não só para alegrar, mas também para despertar qualquer tipo de felicidade nas pessoas", enfatiza o diretor.

Neste ano, o Domésticas de Luxo está com uma campanha de arrecadação de alimentos, os quais serão doados a uma instituição de caridade da cidade. "Quem quiser contribuir, é só levar um quilo de alimento nos nossos ensaios. Pedimos que doem alimentos não perecíveis, exceto sal e fubá," ressalta Filho.

Ensaios

O primeiro ensaio do Domésticas de Luxo será neste sábado, 19 de janeiro, a partir das 16h, na rua Coronel Pacheco, no São Mateus. "Em 2013, retornamos para o bairro São Mateus, onde toda a história do bloco começou. Um motivo a mais para reavivar a nossa história," destaca o diretor.

O Domesticas de Luxo volta a se encontrar nos dias 19 e 26 deste mês, sendo que o último será o ensaio final. Dia 26 também é a data limite para quem deseja desfilar no bloco, sendo que a fantasia completa sai por R$ 150, mas para quem já possui a malha preta, marca peculiar do grupo, o preço sai a R$ 120. "Gostaria de lembrar que as vagas são limitadas e temos poucas fantasias," afirma Filho.

O desfile

Com mais de 200 componentes e 50 ritmistas, o Domésticas de Luxo pretende arrastar milhares de foliões no pré-carnaval de Juiz de Fora, no dia 2 de fevereiro, com a concentração marcada para as 11h, no Parque Halfeld. "Esperamos reunir, novamente, milhares de pessoas, com um único objetivo: diversão", diz o diretor. O início do desfile está previsto para as 13h.

Samba-enredo

Com a autoria de Jânio Eust, o samba do Domésticas de Luxo deste ano trata com irreverência e claro, muito humor, as viagens que as pessoas fazem para as praias, principalmente nesta época do ano. Confira a letra.

Domésticas de férias na praia

Domésticas de Luxo... Se Joga nas areias deste amor...

Mareja, vem mareja... Amar é cheia quando o sol se por

Na onda do tererê... Eu vou...

Sair de férias, rumo ao Litoral

Vou comer Siri patola com muita cerveja

E deixar o corpo exposto ao sol

Farofa, Frango e Tropeiro

Na sacola vou levar...

Essa coisa do mineiro...

Quando vai à praia se queimar

Inheco, inheco, moqueca e peroá...

Cerva gelada e um céu para vadiar

Banho de sol, com muito brilho

“As Pretinhas” vão bailando nesse mar

Refrão

No balançar das ondas - eu quero ver...

Se a tua saia rodar, passo arrastão em você

Sou a jangada que vai te levar...

Os textos são revisados por Juliana França


ACESSA.com - Alegria e solidariedade s?o os componentes principais do Dom?sticas