Terça-feira, 22 de junho de 2010, atualizada às 10h30

Drummond para ser lido e visto na Biblioteca Delfina Fonseca Lima

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Até o dia 30 de junho, a Biblioteca Delfina Fonseca Lima, em Benfica, abriga uma exposição sobre a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), intitulada Hoje tem uma festa no meio do caminho. Vinte e quatro banners (veja galeria de fotos abaixo) com imagens e poemas do escritor encantam os visitantes da biblioteca. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 14h.

Além do material, por iniciativa do coordenador da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, Vanderlei Tomaz, 52 livros e LPs de seu acervo pessoal também estão expostos para visualização. "São poemas e fotografias que contam a cronologia dos fatos de sua vida e carreira literária, como Sentimento do Mundo, Infância, No Meio do Caminho e José", explica Tomaz.

"É gratificante poder fazer essa homenagem e uma honra para a biblioteca", enfatiza Tomaz. Cerca de cem pessoas visitam o local diariamente.

Momento especial

Para Tomaz, a exposição tem um sentimento especial, já que ele próprio, além de acompanhar a obra do escritor, se correspondeu e falou por telefone com o famoso poeta acerca de um livro que havia escrito. "Em 1982 recebi uma carta de Drummond. Eu estava preparando meu primeiro livro de poesias e havia mandado os textos junto de um desenho dele. Ele me agradeceu e depois ainda nos falamos por duas outras vezes por telefone", destaca Tomaz.

Vinte e cinco anos

Em dezembro, a biblioteca comemora os 25 anos de existência e já está agendado uma exposição de imagens representando diversos momentos do local, além de uma retrospectiva sobre a vida da professora Delfina Fonseca Lima.

Conheça os banners em exposiçãoVida e obra de Drummond


*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF