Treze mil alunos, sendo 1.600 calouros, iniciam período letivo na UFJFNo primeiro dia de aula, veteranos realizam o trote para recepcionar os novatos. Com a chegada, os novos acadêmicos devem confirmar a matrícula nesta semana

Nathália Carvalho
*Colaboração e
Jorge Júnior
Repórter
5/3/2012
Calouros

Cerca de 13 mil estudantes voltam às aulas nesta segunda-feira, 5 de março, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A estimativa é que 1.600 calouros ingressem na universidade neste primeiro semestre. Com a chegada dos alunos, como nos anos anteriores, foi realizado o trote de recepção. Quem passava pelo Centro de Juiz de Fora percebeu a presença dos estudantes na rua.

Entre os calouros entrevistados pelo Portal ACESSA.com, a maioria vê no trote uma oportunidade de integrar e fazer amizade. A caloura do curso de Biologia, Ana Luíza Albertoni, 19 anos, acredita que o trote deve ser aplicado de forma não violenta e divertida. "Fomos recebidos com brincadeiras e respeito. Ninguém nos obrigou a fazer nada que não queríamos e deixaram claro que era apenas uma forma de integração. É uma excelente maneira de fazer amizades, tanto com os veteranos, quanto com os recém-chegados na universidade", comenta.

A caloura do curso de Direito, Ana Flávia Castro, 18 anos, se diz surpreendida com o trote aplicado. "Foi mais tranquilo do que eu esperava e não é humilhante. Acredito que todo calouro tenha que passar por essa situação, como uma forma de mostrar seu mérito para as pessoas, de comemorar a conquista e de rir um pouco, é claro."

No entanto, mesmo com a recepção amena, o coordenador do programa de graduação da UFJF, Fabiano Leal, destaca que a UFJF proíbe o trote dentro dos seus domínios. "A universidade não concorda e não apoia essa prática. Entendemos que a recepção dos novos alunos tem que ser de uma forma que gere boas expectativas para os novatos." Com isso, Leal enfatiza que o estudante veterano que realizar algum ato no sentido de causar danos morais ou físicos ao aluno calouro será responsabilizado, podendo ser advertido, repreendido, suspenso e, até mesmo, desligado da UFJF. "Mesmo que o ato aconteça fora dos limites do campus, a instituição irá apurar, podendo até abrir um processo disciplinar contra o autor da ação."

O aluno que se sentir lesado pode fazer denúncia, relatando os fatos ocorridos na Central de Atendimento (no prédio da Reitoria), presencialmente, pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br ou pelos telefones (32) 2102-3911 e (32) 2102-3978. Também será disponibilizada uma urna na Central de Atendimento, para que o estudante faça a denúncia de forma anônima.

Calourada 2012

Para receber os calouros, a UFJF vai realizar na próxima semana, entre os dias 12 e 16, a Calourada 2012. A programação conta com momentos de esclarecimentos, solidariedade, sorteio de brindes e diversão (veja).

Durante toda a semana, no final das tardes, haverá o bate-papo com os calouros no Anfiteatro da Reitoria. Na oportunidade serão tratados temas de interesse dos calouros como, por exemplo, preparação para o mercado de trabalho, administração da vida acadêmica, entre outros temas. Nestes dias, haverá, ainda, uma exposição de tudo o que a UFJF pode oferecer aos seus alunos.

"Vão ser atividades diárias para acolher os alunos com muita alegria. Além disso, os estudantes serão informados de todas as atividades que eles podem realizar e também sobre os direitos que eles têm dentro da instituição, para um melhor aproveitamento", explica Leal.

Na quarta-feira, 14, haverá um passeio dedicado a mostrar o campus da UFJF aos calouros. Com saída em frente ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) Campus, o trajeto contará com visitas às unidades, ao Restaurante Universitário (RU), entre outros. Na sexta-feira, 16, será a hora de ajudar. Uma equipe do Hemominas estará no Anfiteatro da Reitoria, durante a manhã, para atender a todos os que se disponibilizarem a doar sangue. A programação da recepção aos calouros termina com um show na sexta-feira, na Praça Cívica, a partir das 22h. Entre as atrações, DJ Célio Negrão, Felipe & Ruan (sertanejo universitário) e Onze:20 (roots rock reggae). Para entrar, basta apresentar um quilo de alimento não perecível.

Confirmação de matrícula

Com a chegada, os novos acadêmicos devem confirmar a matrícula nesta semana. O procedimento começou nesta segunda-feira, 5, e vai até sexta-feira, 9. A confirmação é realizada no Anfiteatro da Reitoria, no centro do campus, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 19h30. No local está disponível uma lista de frequência com os nomes dos acadêmicos. O estudante deve apresentar um documento de identificação e o comprovante de matrícula para poder assiná-la. Conforme o edital do Vestibular 2012 e do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), o aluno que não confirmar frequência é considerado desistente, perdendo com isso sua vaga na UFJF. O procedimento precisa ser feito apenas uma vez durante a semana.

2º edital de reclassificação

O próximo edital de reclassificação para o primeiro semestre será divulgado no dia 9 de março. Os vestibulandos que esperam entrar para o segundo semestre terão a resposta no dia 30 de março. As orientações para matrícula serão divulgadas juntamente com o edital.

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação da UFJF

os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Treze mil alunos, sendo 1.600 calouros, iniciam per?odo letivo na UFJF