Sexta-feira, 14 de junho de 2013, atualizada às 16h

II Festival de Artes do Corpo abre inscrições


Da Redação
UFJF

A segunda edição do Festival de Artes do Corpo (FAC) recebe inscrições a partir deste sábado, dia 15 de junho. O evento, que ocorre entre os dias 8 e 10 de novembro, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm-UFJF), tem como objetivo discutir poéticas centradas no corpo, em um espaço de interação e experimentação. O edital para a submissão de trabalhos no festival será lançado no blog do festival no próximo dia 15, junto com a ficha de inscrição.

Os projetos inscritos devem estar afinados com o tema do festival em qualquer tipo de suporte, desde que o participante tenha como apresentar o seu trabalho no espaço disponibilizado pelo Mamm. Nesta edição do FAC, segundo a organizadora da iniciativa e professora do Instituto de Artes e Design da UFJF, Priscilla de Paula, o tema é mais amplo, o que permite uma abrangência maior de trabalhos.

São dois tipos de inscrição: quem quiser apresentar um projeto deve estar atento ao prazo de submissão; já quem quiser participar como espectador não precisa se inscrever previamente, neste caso, a inscrição pode ser feita no primeiro dia de atividades do festival.

Sobre o tema, a organizadora comenta que é uma oportunidade de reunir abordagens contemporâneas. "Durante séculos, o corpo foi sistematicamente trabalhado por vários artistas, mas somente no século XX começa a haver uma mudança significativa nas formas de percepção e abordagem nas artes. O corpo começaria a ser usado não simplesmente como tema de trabalho mas como suporte, instrumento, plataforma".

A noção de liberdade na criação também é ressaltada por Priscilla. "A noção de corpo ampliado vem sobretudo de uma vontade de dilatação do espaço das artes e do corpo. Reinventemos o espaço subjetivo criado por nós, artistas de carne e osso, podemos reconfigurar nossa relação com nossos corpos, nossas periferias e adjacências e com a alteridade, aquela saudade do próprio corpo".

Entre os artistas e pesquisadores participantes já confirmados para a programação do festival estão, Lúcio Agra, referência no estudo de performance no Brasil – que participou da primeira edição do FAC -, o artista Michel Groisman e o bailarino Adilson Nascimento.

ACESSA.com - II Festival de Artes do Corpo abre inscri?es