• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Sexta-feira, 12 de julho de 2013, atualizada às 14h

    Forum da Cultura exibe a mostra Lembranças de Viagem


    Da Redação
    mostra

    No mês das férias escolares, o Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), programou a mostra Lembranças de Viagem, no Museu de Cultura Popular, juntando numa mostra pequenas peças que são objeto de consumo de turistas, como recordação de cidades visitadas.

    A exposição é uma volta ao mundo em apenas oito minutos, onde os visitantes poderão apreciar pequenas lembranças trazidas de diversos países, como Inglaterra, França, Espanha, entre outros. Composta por 120 peças, que representam a memória cultural de outras localidades, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 2 de agosto. A entrada é gratuita.

    Quem visitar a exposição terá a oportunidade de fazer um passeio imaginário por alguns dos lugares visitados pelos turistas, ao observar pequenas e simbólicas recordações, que retratam determinadas regiões.

    Uma expositora mostra chaveiros, ímãs de geladeira, objetos de devoção, como medalhinha de Santo Antônio de Pádua, e a Mariosca russa. Num grande mosaico, o visitante pode se deslocar num piscar de olhos, pela França, Itália, Rússia e Espanha. Pequenas placas, em verde e azul, com nomes de locais parisienses, placas da Broadway e das cabines telefônicas londrinas, lembram sua fonte de inspiração original.

    O espaço dedicado à França apresenta como destaques a soberania da Torre Eiffel e um busto de Molière, o grande dramaturgo francês. A Inglaterra traz como anfitrião a imagem de Henrique VIII, pai da Rainha Elizabeth I, passando pela figura de Shakespeare e fechando com representações dos guardas da rainha, dos pequenos canhões, da Ponte de Londres e do Big Bem.

    A Espanha é representada pelo busto de Miguel de Cervantes e a sua criação, o personagem Dom Quixote de La Mancha, além dos leques das espanholas, a Porta de Alcajar e a Giralda, de Sevilha.

    Um destaque especial é dado aos globos de água com a representação da neve, marcando os principais destaques das cidades lembradas, Paris, Nova York, Veneza e Amsterdã. Uma coleção de cinzeiros e outra de pequenos copos marcam a preferência dos colecionadores que viajam. Um fantoche de vara, em formato pequeno reproduz a Ilha de Bali. As culturas, oriental e alemã também aparecem representadas.

    O Brasil é homenageado com a estatuária de uma baiana, em verde e amarelo, as famosas garrafas com desenhos em areia e os tradicionais boizinhos do Bumba-Meu-Boi.

    A Itália é marcada por Veneza representada pelo chapéu de veneziano, cartões postais e o Leão de São Marcos. Roma é lembrada pelo Coliseu, e Florença pelo Davi de Michelangelo. Visitar a exposição é estar em contato com pequenos objetos que, além de exibir um trabalho artístico proveniente dos quatro cantos do mundo, revelam influências multiculturais.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.