• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Exposição retrata o ser humano de forma caricata e divertida

    A mostra Bonecos Grotescos, do artista plástico Régis Cheker fica exposta no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas até o dia 31 de julho

    Andréa Moreira
    Repórter
    23/7/2013
    Bonecos Grotescos

    Retratar o ser humano de forma exagerada, caricata e divertida. Este é o objetivo da exposição Bonecos Grotescos, do artista plástico Régis Cheker, que está em cartaz no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas até o dia 31 de julho. "Amo a arte, principalmente os quadrinhos. Então resolvi colocar nas telas, o que por anos coloquei no papel," afirma o artista, destacando que a palavra "grotesco" tem influência do escritor americano Edgar Allan Poe. "Ele usava muito este termo em suas histórias. E como considero o Poe um gênio da ficção, resolvi fazer esta homenagem."

    Ao todo, a mostra é composta por dez quadros. Trabalho, que segundo Cheker foi finalizado em julho de 2012. "Gastei cerca de três horas em cada quadro. Quando percebi já estava com os dez. E desde então fiquei a procura de uma galeria para expor."

    Quem for visitar a exposição ainda poderá contemplar dois livros de histórias em quadrinhos. "Como sou um apaixonado por quadrinhos, resolvi fazer a obra O Cientista, em 2005. Já em 2012, surgiu ELE, outro livro que também expõem a fragilidade das relações humanas, usando um humor irreverente."

    Na entrevista ao Portal ACESSA.com, o artista revela que considera a escrita mais difícil do que a ilustração. "Ter que criar uma boa história demanda certo tempo. Depois que tudo estiver montado é só colocar os desenhos, o que é muito mais fácil."

    Mesmo preferindo o desenho a escrita, Cheker está desenvolvendo o terceiro livro denominado Um Aerógrafo. "Esta arte é muito difícil, pois consiste o uso de um pincel no ar para fazer os desenhos. Então resolvi escrever sobre um homem que estuda o ar e escreve sobre o ar," ressalta Cheker, sem precisar uma data para o lançamento. "Como faço tudo, escrevo, desenho e pinto, meus trabalhos demandam mais tempo. Mas garanto que tudo é feito com muito amor. O amor que tenho pela arte."

    A exposição Bonecos Grotescos pode ser visitada gratuitamente, no Corredor Alternativo 2 do CCBM, localizado na avenida Getúlio Vargas 200, Centro, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.