Notícias Populares serão apresentadas no Cine-Theatro Central

O espetáculo da companhia Os Melhores do Mundo promete fazer o público cair na gargalhada. Evento será neste sábado, 3 de agosto

Jorge Júnior
Subeditor
2/8/2013

Não é de hoje que as manchetes dos jornais ganham espaço no mundo artístico. O cantor e compositor Chico Buarque, na canção Notícia de Jornal, já dizia: A dor da gente não sai no jornal. Roberto Silva, iniciou a música Jornal da Morte, com os versos: Vejam só esse jornal, é o maior hospital, porta-voz do bang-bang, e da polícia central. Fora do mundo musical, a companhia Os Melhores do Mundo criou o espetáculo Notícias Populares, que leva para os palcos uma série de esquetes, transformando os fatos corriqueiros, histórias dramáticas, personalidades, entretenimento e política em humor.

A peça, que demorou mais de um ano para ser escrita - pela busca de uma linguagem uniforme - , teve sua estreia no dia 22 de agosto de 1997, no Teatro Garagem do SESC, em Brasília. Nove anos depois, quando a cena de Joseph Klimber foi apresentada no Programa do Jô, seguida de uma bombástica divulgação espontânea na internet, o grupo teve uma virada na carreira, levando Notícias Populares por todo Brasil, em grandes casas de espetáculo. Em Juiz de Fora, o público terá a oportunidade de conferir o espetáculo, neste sábado, 3 de agosto, às 21h30, no Cine-Theatro Central.

"Já são quase 16 anos de estrada. Mas assim como outras peças, foram feitas inúmeras modificações, tanto estética quando no texto. Essa última versão da peça foi a que ficou, fazendo com que atingíssemos um sucesso nacional", diz um dos integrantes do grupo, Adriano Siri, que comenta que a peça já foi apresentada quatro vezes em Portugal.

Segundo outro ator da companhia, Vitor Leal, Notícias Populares é uma peça que mostra justamente as formas que a imprensa trata a notícia. "Após o sucesso no programa do Jô, ganhamos uma grande repercussão na internet, pelo Brasil e também fora do país", completa. "Na encenação, tratamos de assuntos políticos, do carnavalesco maluco, de celebridades, do assaltante que começa a negociar com os policiais e mata um refém para cada erro de português que os militares cometem", explica Leal.

Fora isso, Siri afirma que é um projeto dinâmico. "Cada apresentação é de uma forma, pois fazemos alterações a fim de gerar uma empatia do público, o que acaba dando certo", conta. "Fazemos um esforço para adaptar o espetáculo para cada plateia. Isso gera uma afinidade com os presentes", complementa Leal, que revela adorar o teatro Central. "É um dos teatros mais bonitos que eu conheço no Brasil, além disso, os juiz-foranos são sempre muito receptivos."

noticias

Para a companhia, Notícias Populares foi idealizada no afã de mostrar a quantidade de vezes que os veículos jornalísticos ultrapassam a real importância de um fato na busca voraz de alguns pontos de audiência, e, como sempre, aplicando no teatro aquilo que vê no cotidiano. "Homônimo de um jornal popular campeão de vendas por suas matérias e manchetes impagáveis, esta comédia revive em cena o que infelizmente estamos nos acostumando a tratar como habitual em nosso dia a dia", diz Siri.

"Quando os quadros foram escritos e começamos a montar o trabalho percebemos que a única ligação que podia amarrar todas essas ideias era a notícia", relembra Siri. Os quadros dessa comédia são anunciados pela âncora do telejornal Adriana Nunes, por meio de telões.

Primeiro DVD

O destaque do espetáculo garantiu a companhia a gravação do primeiro DVD, lançado em 2007. "Gravamos no Canecão. Foi um trabalho muito bonito e tivemos um resultado positivo, não só nas lojas, mas também na pirataria, que apesar de não representar um retorno financeiro, consolida o nosso trabalho."

Em 2008, o grupo gravou Hermanoteu na Terra de Godá. Em maio deste ano, Os melhores do Mundo gravaram o terceiro trabalho, intitulado Sexo – A Comédia, em Nova York. O lançamento está previsto para ocorrer antes do Natal. "Estamos preparando um longa-metragem, que será lançado em 2015", adianta Leal.

Ordem das cenas

Assalto (erros de português); Banda de rap repetentes; Sargento deny, o militar brasileiro; Debate político; Dupla de policiais (saraiva!); Hilton verdun, o carnavalesco; 10 de setembro e Joseph klimber.

Fotos: Divulgação

ACESSA.com - Not?cias Populares ser?o apresentadas no Cine-Theatro Central