Trinta padarias já participam da campanha de reciclagem do ?leo vegetal

Por

Sexta-feira, 23 de outubro de 2009, atualizada às 14h

Trinta padarias já participam da campanha de reciclagem do óleo vegetal

Pablo Cordeiro
*Colaboração

A campanha de reciclagem do óleo vegetal iniciada no começo da semana em Juiz de Fora contabiliza resultados positivos. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan), Heveraldo Lima de Castro, até o momento, cerca de 30 padarias participam da iniciativa.

Com o slogan Lugar de óleo de cozinha não é no ralo da pia. É na padaria, o Sindipan e uma empresa de reciclagem transformaram as padarias em pontos de despejo do óleo vegetal utilizado, disponibilizando galões de 50 litros para o depósito do produto. "Nosso objetivo é auxiliar na preservação do meio ambiente. Evitar que o óleo de cozinha seja despejado em lugar inapropriado é um grande passo."

De acordo com informações do Sindipan, a empresa está passando pelas 150 padarias associadas ao órgão para mostrar o recipiente e explicar a funcionalidade da campanha. A previsão é de que em dez dias a empresa conclua as visitas. Em 20 de novembro, a relação de todas as participantes estará concluída. Sobre os estabelecimentos não associados, o sindicato verifica a possibilidade e formas de adesão à campanha.

O estabelecimento onde Valéria de Castro trabalha está disponibilizando o galão para o depósito. "O público mostra interesse em colaborar. "Esta semana um recipiente ficou cheio e foi recolhido. O pessoal tem contribuído e perguntado o motivo da campanha. Além dos clientes, os funcionários também despejam o óleo usado."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes