• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Terça-feira, 13 de agosto de 2013, atualizada às 19h12

    Juliano Nery lança livro de crônicas sobre Juiz de Fora  

    Laura Lewer
    *Colaboração
    juliano

    O escritor, jornalista e professor, Juliano Nery (foto ao lado), lança neste sábado, 17 de agosto, o livro Passeio pela cidade, que reúne 44 crônicas publicadas por ele no Portal ACESSA.com, entre 2010 e 2012. O lançamento ocorre na Galeria Arlindo Daibert do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, às 17h. A iniciativa é financiada pela Lei de Incentivo à Cultura de Juiz de Fora, a Lei Murilo Mendes.

    Ao mesmo tempo em que mostram situações cotidianas de forma leve, as crônicas do escritor também servem como ponto de partida para discussões sobre o que acontece na cidade. O autor afirma que, "quando publicava os textos, recebia retorno quase imediato de pessoas falando que também haviam passado por aquelas situações. De acordo com Juliano, escrever sobre a cidade aguçou seu olhar e o fez notar coisas que antes passavam desapercebidas. "As pessoas passaram a se identificar e o livro se tornou uma verdadeira homenagem à Juiz de Fora", diz.

    A motivação para reunir os textos em um livro surgiu de sua vontade de dar mais acesso à população, já que a publicação acaba se perdendo. O Passeio pela cidade é o segundo livro do gênero publicado pelo autor, que lançou Deus sabe de tudo e não é dedo duro, em 2010, e conta com ilustrações do cartunista Ricardo Coimbra, do blog Vida e obra de mim mesmo e prefácio do escritor juiz-forano Fernando Fiorese. O lançamento terá a participação do DJ Le Braga, que promete deixar o evento com um clima mais intimista.

    "O projeto tem como objetivo resgatar a memória social da cidade, já que trata de assuntos que aconteceram nos últimos dois anos em Juiz de Fora, como o aumento da passagem, impostos e até a calçada que estava soltando pedras portuguesas. Tudo isso com uma linguagem bem leve, e que trata os pequenos e grandes problemas do dia a dia dos juiz-foranos com bom humor", afirma Nery.


    *Laura Lewer é estudante do 6º período de Jornalismo do CES/JF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.