Quarta-feira, 30 de outubro de 2013, atualizada às 13h20

Banda sinfônica mais antiga do Brasil faz show no Central

fuzileiros

Nesta quarta-feira, 30 de outubro, às 20h, o Cine-Theatro Central recebe uma das dez melhores bandas marciais do mundo: a do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro. Após percorrerem diversos países e estados brasileiros, os 120 músicos chegam a Juiz de Fora com suas apresentações marcadas pela gaitas de fole escocesas.

O concerto será antecedido pela apresentação do Coral da OAB/JF, que irá prestar uma homenagem à banda a partir das 19h. Os ingressos podem ser trocados por 1kg de alimento não perecível na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), que fica na avenida Rio Branco 2.390.

História

Conhecida como a mais antiga banda sinfônica do Brasil, teve sua primeira formação em 1808, com a chegada da família real. Em suas inúmeras performances, destacam-se as apresentações realizadas nas comemorações cabralinas, em Portugal, e na abertura do desfile de 14 de julho, em Paris, no Ano do Brasil na França. No Brasil, participou de eventos como a inauguração do Monumento de Abertura dos Portos às Nações Amigas, os 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil e a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos.

As gaitas de fole que fazem parte das apresentações foram um presente da Rainha da Inglaterra para o USS Saint Louis, navio pertencente à Marinha Americana. Em 1951, quando esse navio foi incorporado à Marinha Brasileira com o nome de Cruzador Tamandaré, sua tripulação presenteou a Banda Marcial com 16 gaitas escocesas, em agradecimento ao Corpo de Fuzileiros Navais.

ACESSA.com - Banda sinf?nica mais antiga do Brasil faz show no Central