• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Terça-feira, 19 de novembro de 2013, atualizada às 14h45

    Affonso Romano Sant'Anna encerra a programação do Sesc Literatura 

    Affonso Romano Sant'Anna encerra a programação do Sesc Literatura

    As atividades do projeto Sesc Literatura: Grandes Escritores se encerram nesta quarta-feira, 20 de outubro, com a presença do jornalista, professor e poeta Affonso Romano de Sant'Anna fazendo uma palestra no Salão Imperial do Ritz Plaza, às 20h, com leitura de textos feita pela atriz Ângela Vieira.

    O projeto evidenciou a importância da literatura e da formação de público no município, trazendo grandes nomes para Juiz de Fora.

    O autor

    Considerado pelo crítico Wilson Martins como o sucessor de Carlos Drummond de Andrade, no sentido de desenvolver uma "linhagem poética" que vem de Gonçalves Dias, Olavo Bilac, Manuel Bandeira e Drummond, Affonso Romano de Sant'Anna nasceu em 1937, em Belo Horizonte, e viveu sua infância e juventude em Juiz de Fora, cidade que visita com alguma frequência. Com mais de 40 livros publicados e professor em diversas universidades nacionais e internacionais, o escritor participou ativamente dos movimentos que transformaram a poesia brasileira, interagindo com os grupos de vanguarda e construindo sua própria linguagem e trajetória. Sua obra tem sido objeto de teses de mestrado e doutorado no Brasil e no exterior. Recebeu algumas das principais comendas brasileiras como Ordem Rio Branco, Medalha Tiradentes, Medalha da Inconfidência, Medalha Santos Dummont. Atualmente escreve para os jornais Estado de Minas e Correio Braziliense.

    Oficinas

    Para encerrar o ano, as duas últimas oficinas serão ministradas nos dias 23 de novembro. A primeira delas, tem por título Poesia e resistência  entre 10h e 13h, e será ministrada pela oficineira Laura Assis, que é escritora e editora. A oficina propõe discutir as relações entre poesia e resistência a partir de textos do escritor Affonso Romano de Sant'Anna e de possíveis articulações teóricas ligadas a essa questão.
    A partir das 14h, com término previsto para as 17h, a oficina oferecida é Leitura e criação: o trabalho poético em Affonso Romano de Sant'Anna, com a oficineira Carolina Barreto, escritora e doutoranda em letras. A proposta é instigar a curiosidade dos aprendizes sobre o texto poético, a partir da leitura de poemas selecionados do autor. As inscrições para as oficinas seguem até o dia 22 e podem ser feitas pelo telefone 3215-1908. As vagas são limitadas e as duas oficinas são gratuitas.

    Com informações da Pró-reitoria de Cultura da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.