Manifesto dos professores da UFJF

Por

Segunda-feira, 08 de outubro de 2007, atualizada ?s 17h05

Professores da UFJF fazem manifesto contra Reuni


Thiago Werneck
Rep?rter

Os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) fazem uma manifesta??o nessa ter?a-feira, 09 de outubro, ?s 9h, contra o projeto Reestrutura??o e Expans?o das Universidades Federais (Reuni). O ato acontece em protesto contra a falta de discuss?o sobre uma poss?vel ades?o a este programa governamental que busca mudan?as profundas nas institui?es p?blicas de ensino superior.

Todos os professores foram convocados a se reunir no anfiteatro do Instituto de Ci?ncias Humanas (ICH) da universidade. Os alunos tamb?m est?o convidados a participar da manifesta??o. Segundo a Associa??o de Professores do Ensino Superior (APES), as aulas acontecem em hor?rio normal e n?o h? previs?o do n?mero de participantes no ato, o que vai depender da ades?o de cada professor.

Depois da ocupa??o do pr?dio da reitoria da universidade pelos estudantes da UFJF, por sete dias, o Conselho Superior da institui??o (CONSU) prometeu debates sobre o assunto dentro da comunidade acad?mica. Segundo o secret?rio geral da APES, Juanito Vieira essa discuss?o sobre o Reuni at? hoje n?o aconteceu. "O CONSU aprovou a ampla conversa em torno do projeto, mas tudo indica que vota??o sobre o Reuni acontece nas pr?ximas semanas sem nada ser falado. Isso tr?s meses depois de prometida uma discuss?o com todos da universidade", destaca.

O objetivo dos professores ? garantir que a UFJF n?o envie projeto para aderir, ainda esse ano, ao Reuni. "Como n?o houve discuss?o sobre o assunto queremos que a UFJF, pelo menos em 2007, n?o entre nesse projeto", diz Juanito.

No ato de 09 de outubro devem ser discutidas formas de resist?ncia contra a implanta??o do Reuni, sem antes haver uma consulta ? comunidade universit?ria. "Vamos dar mais um passo contra implementa??o do Reuni. O que iremos fazer depois da reuni?o no ICH ser? discutido durante o ato, conclui Juanito.