• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Quinta-feira, 21 de novembro de 2013, atualizada às 15h42

    Longa do juiz-forano Marcos Pimentel abre programação do Primeiro Plano

    Laura Lewer
    *Colaboração

    O longa-metragem que abrirá a programação da 12º edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades é de um juiz-forano. Marcos Pimental e seu primeiro longa Sopro foram escolhidos para a exibição durante a cerimônia de abertura do festival, que será realizada no Cine-Theatro Central, a partir das 20h.

    O documentário fala sobre a existência humana e os mistérios da vida e da morte, mostrados no cotidiano de uma pequena vila rural no meio do nada, no interior do Brasil, onde algumas famílias vivem, há anos, isoladas de maiores contatos com o mundo exterior.

    No mesmo dia será exibido o curta Charles Dimileto, do diretor Henrique Vale, que venceu o Prêmio Incentivo Primeiro em 2012 e, por isso, recebeu verba para realizar a nova produção.

    Mostras competitivas, Sessão Escola e oficinas

    As mostras competitivas regional e nacional de curtas, responsáveis pelo maior volume de produções do Primeiro Plano, acontecem entre os dias 26, terça-feira, e 29 de novembro, sexta, respectivamente, às 17h e 19h, no Cinemais Alameda. Este ano, são 24 curtas de todo o país na mostra nacional e 29 produções da Zona da Mata mineira na regional, sendo que esta última ganhou um dia a mais em relação aos anos anteriores, devido à alta no número de produções enviadas ao festival em 2013.

    Ao longo da semana serão realizadas ainda quatro edições da Sessão Escola, que coloca alunos de colégios da cidade em contato com a sétima arte. Além disso, sete oficinas completam a programação.

    Locais

    O festival é realizado em diversos pontos da cidade: Cinemais Alameda, Casa de Cultura da UFJF, Centro Cultural de Benfica, Fórum da Cultura da UFJF, Cine-Theatro Central e CCBM.

    Este ano, além de Benfica, o Bairro de Igrejinha, também na Zona Norte de Juiz de Fora, receberá exibições de curtas e um longa-metragem, no dia 6 de dezembro. A iniciativa, que representa uma importante ferramenta para democratizar o acesso à cultura, vai beneficiar crianças atendidas pelo projeto O Agente do Amanhã, parceria da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) com a Votorantim Metais e o Instituto Votorantim.

    Encerramento

    O enceramento do Festival Primeiro Plano ocorre no dia 30 de novembro, sábado, em cerimônia no Cinemais Alameda, após a realização da Mostra de Mercocidades de Curtas Metragens e da Mostra Audiovisual de Juiz de Fora. No encerramento serão conhecidos os vencedores das mostras competitivas, as menções honrosas aos trabalhos que se destacaram de alguma forma, além do resultado do Prêmio Incentivo Primeiro Plano.

    *Laura Lewer é estudante do 6º período de Jornalismo do CES/JF

    Com informações do Primeiro Plano

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.