Terça-feira, 18 de março de 2014, atualizada às 13h27

Livro aborda envolvimento entre Literatura e Política

Eduardo Maia
Repórter
Literatura e Política

Organizado pelos professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rogério de Souza Sérgio Ferreira e Terezinha Maria Scher Pereira, será lançado nesta quarta-feira, 19 de março, o livro Literatura e Política. O lançamento ocorre às 19h30 na livraria Liberdade, localizada na rua Benjamin Constant, 801, no Centro.

A obra reúne artigos de professores de programas de pós-graduação em Letras, que abordam o envolvimento da política com a literatura, destacando elementos desde a sociedade do fim do século XVIII e início do século XIX. "Cada artigo aborda uma questão, um trata da poesia e política, outro fala sobre a narrativa, além do engajamento, que também é um conceito da literatura moderna. Analisamos como a literatura vai se relacionar com a sociedade, o conceito de política literária e também da crítica literária", explica Terezinha.

A organizadora destaca que a literatura possibilitou abrigar os sujeitos dessa época. "São duas áreas muito atuais, de um envolvimento que pode ser observado desde o século XIX. Como exemplo, podemos citar As flores do mal, de Baudelaire: os elementos da sociedade marginalizada entram na poesia dele, como os mendigos, as prostitutas e demais sujeitos que não eram reconhecidos pela sociedade", lembra.

Publicado pela Editora da UFJF, o livro estará disponível no local do evento para os interessados. A livraria Liberdade se localiza em frente ao Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.