Segunda-feira, 7 de abril de 2014, atualizada às 15h04

UFJF sedia 1º Festival de Circo de Juiz de Fora

Festival de Circo

De 10 a 13 de abril, a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será palco para apresentação de diversos espetáculos circenses. Com entrada franca em todos os dias, o 1º Festival de Circo de Juiz de Fora tem como objetivo levar o universo do circo ao público local. Além de espetáculos para todas as idades, o evento inclui oficinas gratuitas de acrobacia, malabares, clown e mágica.

Na programação, artistas de Minas Gerais e São Paulo apresentarão o que há de mais atual no universo circense, homenageando especialmente nessa primeira edição a tradicional e bela arte do palhaço, personagem que garante o riso e a alegria dos espectadores. O importante agora é chegar cedo para garantir um lugar e se divertir com a programação.

Para receber o público, o evento vai dispor da montagem de estrutura completa, com tenda principal com capacidade para 650 lugares para a plateia acompanhar os espetáculos programados. Os interessados deverão retirar uma senha-convite, cuja distribuição ocorrerá sempre uma hora antes dos espetáculos, no próprio local.

A iniciativa é uma promoção da Pomar Cultural: Quitanda de ideias e Realizações, apoiada pela Pró-reitoria de Cultura da Universidade. Confira a programação completa.

10 de abril, quinta feira – Abertura do Festival

19h30 - Manotas Musicais, com Grupo Trampulim (BH) - Os palhaços Benedita Jacarandá e Sabonete agora resolvem que são músicos clássicos. E mais: eles querem ser maestros! A orquestra? É você.

21h - Uma surpresa para Benedita, com Grupo Trampulim (BH) - Nesse espetáculo, Sabonete quer preparar um jantar especial e surpresa para Benedita, mas precisa da ajuda dela. Está tudo certo, mas os imprevistos parecem impedir que o evento aconteça da maneira planejada.

11 de abril - Sexta-feira

10h30 - Pratubatê, com Grupo Trampulim (BH) - Cada integrante do palco e da plateia recebe um tambor e, sob a regência de um maestro, a música vai se fazendo, de maneira surpreendente.

15h - Saltimbembe Mambembancos, com Grupo Circo Teatro Rosa dos Ventos (SP) - O espetáculo é um encontro para rir de si e dos personagens, é arte de rua! O público é levado a uma época anterior ao circo itinerante, quando as artes circenses eram apresentadas por artistas saltimbancos.

19h30 - Fábrica de Brinquedos, com Cia LaMala (SP)- Através do teatro físico e de técnicas circenses a Cia. LaMala cria o ambiente de um laboratório. Um inventor maluco, seus brinquedos inusitados e uma boneca que tem vida, todos interagindo de maneira lúdica e proporcionando uma deliciosa e mágica visita ao imaginário infantil.

12 de abril - Sábado

11h - Bloco São do Mato, com Trupe São do Mato (JF) - Músicos, brincantes, malabaristas e artistas na celebração da boa música e em homenagem ao carnaval de antigamente, onde as bandas de músicas se apresentavam em cortejo, fantasiadas pelas ruas das cidades.

15h - Circo de Pulgas, com Cia K (SP) - Fratelo, após uma longa e frustrada carreira como caçador nas terras do Mato Grosso, entra para o circo e monta seu próprio espetáculo a fim de mostrar ao mundo as habilidades de suas queridas pulgas. Sua fiel ajudante Criolina, além de servir como "ouvinte" de suas antigas histórias como caçador, também é responsável por conduzir todas as atividades das pulgas durante o espetáculo.

19h30 - Le Petit, com Cia K (SP) - Ao chegarem a uma praça para negociar suas bugigangas, dois ambulantes são surpreendidos com o recebimento de uma herança: um verdadeiro Circo. Mas, o que parecia ser a felicidade de receber uma herança, acaba se tornando um grande problema quando tal tesouro ameaça explodir.

13 de abril - Domingo

11h - Caravana Lúdica de Palhaços, com Lúdica Música e Caravana Mezcla de Palhaços (JF) - No roteiro, um grupo de palhaços se encanta com o lugar, os objetos, as paredes e as luzes. Quando "descobrem" as pessoas, cantam, apresentam seus objetos valiosos, pequenas cenas e fazem uma emocionante declaração de amor a tudo e a todos os presentes. O musical lúdico reúne brincadeiras e bom humor.

15h - El Gran Gustavo Augusto, com Gutto Thomaz (SP)- Ações triviais como despertar, comer e trabalhar são encenadas com efeitos mágicos extraordinários trazendo outro olhar para o cotidiano com truques de mágica, técnica de presto digitação, mímica e transita pela linguagem clown.

19h30 - Le Petit Aéreos, com Cia K (SP) - Além dos clássicos números de palhaço, malabarismo e acrobacias, serão adicionados ao pequeno circo números aéreos como trapézio, tecido e grandes surpresas.

Oficinas

Cada oficina 30 vagas – Lotação mediante ordem de chegada (ou reservas pelo e-mail)

11 de abril

17h30 - Oficina de Acrobacia, com Grupo Circo Teatro Rosa dos Ventos

12 de abril

14h - Oficina de Malabares, com Trupe São do Mato

13 de abril

14h - Oficina de Clown, com Marcos Marinho e a Caravana Mezcla de Palhaços

17h - Oficina de Mágica, com Gutto Thomaz

ACESSA.com - UFJF sedia 1? Festival de Circo de Juiz de Fora