Curta gravado em Juiz de Fora será exibido no Festival de Cannes
Repórter

Idealizado por um grupo de dez amigos, o curta-metragem 2 Segundos, produzido em Juiz de Fora, foi selecionado para a exibição no Festival de Cannes, um dos maiores festivais de audiovisual do mundo, que ocorre na França, de 14 a 25 de maio. A proposta era realizar um projeto de baixo custo que demonstrasse a força do cinema independente a partir de um roteiro que trata sobre relacionamentos.
"O filme conta uma história de relacionamentos, mas que não é muito focada nos indivíduos em si. Um relacionamento que vai se desgastando e, sem querer, começa a se destruir. A gente mostra os sufocamentos, aprisionamentos que as pessoas se dão quando entram num relacionamento doentio. É o desespero quando os dois querem ficar juntos e já não conseguem mais", explica a diretora do curta, Mia Mozart.
- Divulgadas atrações da programação de aniversário de Juiz de Fora
- Fabrício Conde apresenta o show Roda de Viola no CCBM
- O Festival Varilux de cinema francês e seu "Lulu"!
Gravado em janeiro deste ano, na sala de encenações do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, o filme ganhou vida pelo esforço dos amigos durante as madrugadas de gravação. "Tivemos um ano de experimentação para descobrir o que queríamos. Tínhamos a ideia de fazer um filme e fomos amadurecendo. Faltavam uns dois meses para fechar as inscrições e gravamos em cinco dias. Descobrimos tudo no decorrer das filmagens", conta.
Os custos com a produção foram de apenas R$ 15. "Utilizamos nosso figurino, o espaço foi cedido pelo CCBM e a câmera utilizada é minha. Gastamos apenas para comprar alguns elementos do cenário, como o açúcar e coisas básicas. Os amigos da Para Raio filmes nos emprestaram o aparelho para gravar o áudio", relata.
O festival
A inscrição no festival ocorreu a poucos dias do prazo se esgotar. Mas a expectativa pela aprovação não os desanimou. "A nossa pós-produção estava muito em cima do fechamento das inscrições. Terminei de fazer a finalização do áudio, coloquei a legenda e mandei. Era preciso estar legendado em francês ou inglês, e escolhemos inglês."
Selecionados na categoria Short film corner, cinco integrantes do grupo buscar arrecadar recursos para apresentarem o curta durante o festival. Elas criaram na internet uma "vaquinha" para conseguir arcar com os gastos com passagem, hospedagem e alimentação. "Conseguimos o passaporte com urgência e agora estamos correndo atrás do patrocínio. O festival começa no dia 14 e vamos embarcar no dia 13 de maio". O grupo que vai a Cannes é formado por Mia, Shayra Monteiro, Ana O., Karina klittel e Fernanda Rebelatto.
A proposta do grupo é realizar uma estreia do curta em Juiz de Fora assim que retornarem do festival.