• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Sábado, 26 de abril de 2014, atualizada às 11h14

    Curta gravado em Juiz de Fora será exibido no Festival de Cannes

    Eduardo Maia
    Repórter
    Curta Dois Segundos

    Idealizado por um grupo de dez amigos, o curta-metragem 2 Segundos, produzido em Juiz de Fora, foi selecionado para a exibição no Festival de Cannes, um dos maiores festivais de audiovisual do mundo, que ocorre na França, de 14 a 25 de maio. A proposta era realizar um projeto de baixo custo que demonstrasse a força do cinema independente a partir de um roteiro que trata sobre relacionamentos.

    "O filme conta uma história de relacionamentos, mas que não é muito focada nos indivíduos em si. Um relacionamento que vai se desgastando e, sem querer, começa a se destruir. A gente mostra os sufocamentos, aprisionamentos que as pessoas se dão quando entram num relacionamento doentio. É o desespero quando os dois querem ficar juntos e já não conseguem mais", explica a diretora do curta, Mia Mozart.

    Gravado em janeiro deste ano, na sala de encenações do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, o filme ganhou vida pelo esforço dos amigos durante as madrugadas de gravação. "Tivemos um ano de experimentação para descobrir o que queríamos. Tínhamos a ideia de fazer um filme e fomos amadurecendo. Faltavam uns dois meses para fechar as inscrições e gravamos em cinco dias. Descobrimos tudo no decorrer das filmagens", conta.

    Os custos com a produção foram de apenas R$ 15. "Utilizamos nosso figurino, o espaço foi cedido pelo CCBM e a câmera utilizada é minha. Gastamos apenas para comprar alguns elementos do cenário, como o açúcar e coisas básicas. Os amigos da Para Raio filmes nos emprestaram o aparelho para gravar o áudio", relata.

    O festival

    A inscrição no festival ocorreu a poucos dias do prazo se esgotar. Mas a expectativa pela aprovação não os desanimou. "A nossa pós-produção estava muito em cima do fechamento das inscrições. Terminei de fazer a finalização do áudio, coloquei a legenda e mandei. Era preciso estar legendado em francês ou inglês, e escolhemos inglês."

    Selecionados na categoria Short film corner, cinco integrantes do grupo buscar arrecadar recursos para apresentarem o curta durante o festival. Elas criaram na internet uma "vaquinha" para conseguir arcar com os gastos com passagem, hospedagem e alimentação. "Conseguimos o passaporte com urgência e agora estamos correndo atrás do patrocínio. O festival começa no dia 14 e vamos embarcar no dia 13 de maio". O grupo que vai a Cannes é formado por Mia, Shayra Monteiro, Ana O., Karina klittel e Fernanda Rebelatto.

    A proposta do grupo é realizar uma estreia do curta em Juiz de Fora assim que retornarem do festival.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.