Quarta-feira, 14 de maio de 2014, atualizada às 8h49

Inscrições abertas para o 12º Festival de Viola de Piacatuba

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Festival de Viola de Piacatuba, que ocorre entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, em Piacatuba, distrito de Leopoldina, na Zona da Mata mineira. A festa que envolve o evento, no entanto, começa no dia 30 de julho e segue até 3 de agosto.

Disputado em duas etapas, o festival é famoso por atrair violeiros de todo o país e por descobrir novos talentos, fomentando a música brasileira de raiz. Na etapa regional só é permitida a participação de artistas que residem, no máximo, a 80 quilômetros de Leopoldina. Já na etapa nacional, é permitida a participação de pessoas de todo o Brasil. Em relação ao regulamento, há uma única regra: não é permitida a utilização de nenhum instrumento eletrônico, como teclado, sanfona ou bateria.

Para concorrer, os candidatos devem se inscrever através do site, onde terão de preencher um formulário e enviar o arquivo da música, obrigatoriamente no formato MP3. Quem preferir, também poderá se inscrever via correios, enviando a ficha que está disponível no site para rua José Furtado de Mendonça 146, Piacatuba-MG, CEP 36.708-000. 

O Festival 2014 vai distribuir R$ 23 mil em prêmios, com valores idênticos para as duas etapas. O melhor intérprete e melhor violeiro ganham R$ 1,5 mil cada um. Todos os premiados recebem ainda um troféu. E para incentivar a cultura de raiz e facilitar o deslocamento dos candidatos, a coordenação do festival dará ajuda de custo aos violeiros que residem a mais de 230 quilômetros de Leopoldina. Basta entrar em contato com a produção quando selecionado.

Entre os artistas convidados para o festival estão os violeiros Lô Borges e Fernando Sodré, além do cantor e compositor Oswaldo Montenegro, que vai se apresentar na noite de sábado, 2 de agosto. Veja a programação completa.

Programação
Dia Horário Evento
30 de julho - Quarta-feira 20h30 Violeiro Claudio Lacerda
22h Artista convidado: Lô Borges
31 de julho - Quinta-feira 20h Festival de viola: Etapa Regional – 10 Violeiros finalistas
21h30 Violeiro João Ormond
23h Violeiro Pereira da Viola
01 de agosto - Sexta-feira 20h Festival de Viola: Etapa Nacional- 10 violeiros finalistas
21h30 Violeiro Fernando Sodré
23h30 Celma e Célia
02 de agosto - Sábado 20h30 Violeiro Wilson Dias
22h Violeiros Ramon e Rozado
23h30 Artista convidado: Oswaldo Montenegro
03 de agosto - Domingo 9h Missa Matriz Nossa Senhora da Piedade
14h Teatro infantil

ACESSA.com - Inscri?es abertas para o 12? Festival de Viola de Piacatuba