Terça-feira, 20 de maio de 2014, atualizada às 16h40

Livro sobre histórias de estudantes com deficiência é lançado nesta quarta

Livro sobre histórias de estudantes com deficiência é lançado nesta quarta

Nesta quarta-feira, 21 de maio, será lançado o livro "Eu faço parte dessa história: Inclusão na Universidade Federal de Juiz de Fora", que é o primeiro a dar voz aos alunos com deficiência que retratam suas histórias pessoais e acadêmicas. O lançamento, feito pela Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi), ocorre às 11h30, no Restaurante Universitário do campus, para toda a comunidade acadêmica, e na livraria Saraiva, às 19h, para toda sociedade.

O livro foi organizado pela professora Tereza Cristina Bellosi – que leciona na UFJF – e a coordenadora de Acessibilidade, Educacional, Física e Institucional, Eliana Lucia Ferreira. O projeto ainda contou com a participação dos bolsistas e dos colaboradores da coordenação que entraram em contato com os alunos deficientes e realizaram as entrevistas-narrativas.

Segundo as organizadoras, foi um trabalho complexo já que muitos alunos com medo de se expor ou por alguma insegurança se recusaram a participar. Em contrapartida, aqueles que toparam contar suas histórias se dedicaram e contribuíram integralmente para que o livro retratasse de maneira fiel suas vidas.

O livro traz dez histórias, dez casos, dez formas de superação e um mesmo laço: a busca por uma Universidade mais acessível. A obra apresenta a história de dez alunos com deficiência da UFJF, que relatam como conseguiram não apenas ingressar na instituição, mas também como foi possibilitada a permanência deles até a conclusão do ensino superior.

Com informações da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.