Rafaela Alves Rafaela Alves 19/05/2014

Os benefícios da Dança do Ventre

rafaelaNesta coluna vou falar um pouco dos benefícios que a Dança do Ventre nos traz. Pratico essa modalidade de dança desde 2001, e em 2004 fui convidada a começar a dar aulas. Desde então, tenho percebido no dia a dia como a Dança do Ventre pode ser benéfica à vida de uma mulher. E esses benefícios vão muito além da questão física.

A Dança do Ventre, como qualquer outra atividade aeróbica, melhora o condicionamento físico, ativa a circulação sanguínea e promove a perda calórica (em uma aula pode-se queimar de 300 a 600 calorias). Além disso, define a musculatura e deixa o corpo com formas mais femininas. E não, não dá barriga! Pelo contrário, o trabalho constante da musculatura abdominal fortalece e define essa região.

Há uma melhora visível da postura, da concentração, da coordenação motora, da flexibilidade e do equilíbrio.

Porém, na minha opinião, os maiores benefícios da Dança do Ventre não são físicos... Nossa dança muda completamente a maneira de nos enxergarmos e de como vemos a vida. Há uma melhora nítida da autoestima, alívio do stress e das tensões diárias, o resgate da feminilidade... E tudo isso porque o momento da aula é único. É um momento em que a mulher se conecta consigo mesma, aprende o movimento, que se torna singular em seu corpo, e dança de corpo e alma. Se redescobre, se reinventa, e consegue perceber o quanto é especial.

A Dança do Ventre aceita todas nós: altas, baixas, magrinhas, gordinhas, crianças ou adultas. Basta que você tenha vontade de aprender e se deixe levar por esses novos acordes que te farão sonhar acordada. A vida ganha mais cor e sabor. Ganhamos amigas, mulheres que estão ali ao nosso lado todas as semanas e que são tão diferentes umas das outras, mas, ao mesmo tempo, tão iguais... Todas na busca pelo autoconhecimento, todas em busca do seu momento. Ai! Como é bom! Como é bom olhar uma aluna em seu primeiro dia de aula, toda tímida, tensa e vê-la desabrochar para a vida como uma flor... Ver como ela se percebe, como a dança passa a fazer parte dela, ver as vitórias, as superações, ver como cada sorriso é lindo.

Sou muito feliz por ser professora de uma arte tão maravilhosa e que transforma tantas vidas, assim como transformou a minha. Convido todas as mulheres a se permitirem esse momento... Garanto que vocês nunca mais serão as mesmas. Dancem, dancem e sejam felizes!


Rafaela Alves é professora e bailarina de Dança do Ventre e Folclore Árabe desde 2001. Conquistou o padrão de qualidade em dança da renomada Casa de Chá Khan el Khalili/SP em 2013. Proprietária do Studio de Danças Rafaela Alves. Formada em Direito pela UFJF.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.