Segunda-feira, 14 de julho de 2014, atualizada às 13h30

Concurso de fotografia pretende valorizar pessoas da Zona Norte

Estão abertas as inscrições para o 1° Concurso de Fotografias e Memória do Centro de Artes e Esportes Unificados da Zona Norte (CEU). O objetivo é destacar pessoas com trabalho, atuação e/ou história de relevante interesse para as comunidades e/ou bairros da Zona Norte.

O concurso é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa, a concorrência vai premiar 50 fotografias selecionadas por uma comissão julgadora. As imagens participarão de uma exposição por ocasião da inauguração do CEU Zona Norte, em data a ser definida.

Para os cinco primeiros colocados, serão entregues tablets de 7". Do sexto ao décimo lugares, a premiação será uma câmara fotográfica digital para cada, enquanto os demais classificados (11º ao 50º lugares) receberão kits de livros de autores locais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 20 de agosto de 2014, no Setor de Expediente da Funalfa, na avenida Rio Branco 2.234, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, ou na sede da Central da Solidariedade, na rua Martins Barbosa 639, Benfica, de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. As fotos deverão ser preferencialmente enviadas em meio digital, porém, não serão recusadas aquelas impressas ou reveladas.

As personalidades ou personagens populares retratados podem ter atuação em áreas distintas, como educação, religião, trabalho social, artes, cultura popular, esporte, saúde, voluntariado, memória e história, comércio, empreendedorismo e política, dentre outros. Cada participante poderá inscrever apenas um personagem. No entanto, poderá encaminhar até três registros fotográficos do mesmo personagem escolhido. Além disso, devem apresentar um texto – entre 10 e 30 linhas -, apresentando a pessoa retratada e justificando sua escolha.

Serão avaliados os seguintes critérios: estética; relevância do personagem do bairro ou comunidade; qualidade da imagem para possível ampliação; nitidez da imagem; enquadramento e composição, além do texto de acompanhamento.

Ainda no ato da inscrição, o autor da foto deve apresentar documento com autorização de uso da imagem do fotografado, seu responsável e/ou familiares e o Formulário de Inscrição, disponível no site ou nos postos de inscrição.

O projeto

A praça CEU é equipamento urbano instalado na avenida JK, na altura do acesso ao bairro Araújo, cuja proposta é integrar no mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços assistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital.

Idealizada pelos ministérios da Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Trabalho e Emprego, a praça da Zona Norte terá sete mil metros quadrados, contando com quadra poliesportiva, aparelhos de ginástica, quadra de areia, pista para caminhada, bicicletário, pista de skate, prédio com biblioteca, telecentro, salas multiuso, anfiteatro com capacidade para 125 pessoas, camarins, mesa de som e iluminação, entre outros.