Quarta-feira, 27 de agosto de 2014, atualizada às 09h23

Laurentino Gomes participa de lançamento de livro em JF nesta quarta

Laurentino Gomes

O escritor Laurentino Gomes, autor de best-sellers históricos como "1822" e "1808", estará nesta quarta-feira, 27 de agosto, na loja Saraiva do Independência Shopping, em Juiz de Fora. Ele participa de bate-papo sobre o livro O Barbeiro de Vila Rica, do economista juiz-forano Fuad Yazbec, falecido em 2013. O evento tem entrada gratuita, e ocorre a partir das 17h.

O romance histórico de Fuad Yazbeck, "O Barbeiro de Vila Rica", tem o objetivo de recontar o episódio da Inconfidência Mineira no Brasil. Baseado em personagens e acontecimentos verídicos, a obra traça uma linha histórica entre a trajetória de Tiradentes e a luta contra o domínio português no país. O personagem Alexandre, barbeiro em Vila Rica (Ouro Preto) e amigo de Tiradentes, é quem conduz o romance. Ao todo, foram quatro anos entre o início da pesquisa e a finalização do livro.

Laurentino Gomes venceu quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura e sua obra "1808" foi considerada o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Companheira durante 42 anos, a professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Lola Yazbeck, conta que o autor tinha uma inteligência privilegiada e escrevia com maestria. "No livro, percebo muitos pensamentos e falas, principalmente sobre liberdade, que me lembram as dele [o autor]."

Com informações da Secom UFJF e da Saraiva

ACESSA.com - Laurentino Gomes participa de lan?amento em Juiz de Fora nesta quarta