Quinta-feira, 28 de agosto de 2014, atualizada às 15h

Continuam abertas as inscrições para as oficinas do Festival de Teatro de JF

teatro

Continuam abertas as inscrições para as oficinas de formação e aperfeiçoamento do 8º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, que será realizado entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro.

Para realizar a inscrição, os interessados devem comparecer ao Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), localizado na avenida Getúlio Vargas 200, no Centro, de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 17h. Para cada oficina será cobrada taxa de R$ 20. Os valores arrecadados com a inscrição serão destinados à Associação dos Profissionais de Artes Cênicas de Juiz de Fora (Apac/JF).

Para o próximo final de semana estão previstas duas oficinas. A cenógrafa e figurinista do Rio de Janeiro, Daniele Geammal vai coordenar a oficina "Cenário e Figurino - Processo Criativo nas Artes Cênicas", que ocorre no CCBM. Já a "Oficina de Clown", com o ator e diretor, Gilbert Luiz Diniz, de Belo Horizonte, será realizada no Museu Ferroviário. Somente a oficina "A Presença do Ator", com Carlos Roberto Simioni, do Lume Teatro, está com vagas esgotadas.

O festival terá 23 espetáculos, além das oficinas.

“Cenário e Figurino - Processo Criativo nas Artes Cênicas”
Oficineira: Daniele Geammal
Dias/horários: 30 e 31, das 9h às 12h e das 14 às 17h
Local: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas
Vagas: 25
Material do aluno: caderno, caneta para anotações, tesoura, cola, papéis coloridos diversos, revista para cortar e caixa de lápis ou giz colorido
Requisitos: idade mínima de 16 anos e ligação com as áreas de teatro, cinema, dança, arquitetura, artes plásticas ou educação
Descrição: cenário e figurino são recursos visuais de representação nas artes cênicas e elementos determinantes para a criação da atmosfera do espetáculo. A coerência em sua concepção nos leva a lugares distintos, podendo causar diferentes sensações nos espectadores, sendo fundamental para a compreensão do enredo.

“Teatro e sua Arte Popular”
Oficineiros: Luiz Fernando Pinto e Alex Teixeira
Dias/horários: 1º, 2 e 3 de setembro, das 18 às 22 horas
Local: Museu Ferroviário
Vagas: 20
Requisitos: idade mínima de 16 anos e experiência na área de artes cênicas
Descrição: o mais importante na arte popular, ou cultura popular, não é o objeto produzido, mas sim o artista, o povo, a periferia, isso faz com que a arte popular seja contemporânea ao seu tempo. A proposta é descobrir formas de atuação no meio social através da arte e suas potências.

“Som e Movimento”
Oficineira: Bethi Albano (Elisabeth Maria de Castro Albano)
Dias/horários: 6 e 7 de setembro, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Local: Museu Ferroviário
Vagas:20
Necessidades para alunos: roupas confortáveis para prática de atividade física
Requisitos: idade mínima de 16 anos e experiência na área de artes cênicas
Descrição: a oficina apresenta os princípios essenciais da linguagem musical, por meio de sua aplicação intuitiva e imediata em jogos criativos, num ambiente alegre e descontraído, preparando o aluno para exercer seu poder criador. A proposta é oferecer uma experiência sensível que promova o desenvolvimento da percepção, reflexão, intuição e emoção, através de estímulos à imaginação, memória e invenção. Também serão apresentadas canções e danças da raiz brasileira, como coco, cacuriá, boi-bumbá e ciranda, com acompanhamento de viola caipira.

“Oficina de Clown”
Oficineiro: Gilbert Luiz Diniz
Dias/horários:30 e 31, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Local: Museu Ferroviário
Vagas: 25 alunos
Necessidades para alunos: roupas confortáveis e adereços, como chapéu, brinquedos, instrumentos musicais etc.
Requisitos: idade mínima de 16 anos e experiência na área de artes cênicas - Descrição: palhaço é jogo cênico que envolve tradição, expressão e arte, com base na relação direta com o público. Introduzir noções sobre o despertar e desenvolvimento do clown pessoal.
 

                                                                                                                                       Com informações da assessoria

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.