• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Quinta-feira, 13 de novembro de 2014, atualizada às 18h

    Carnaval 2015: Blocos de Carnaval em Juiz de Fora só podem sair com autorização

    Lucas Soares
    Repórter

    Todos os blocos que pretendem desfilar em Juiz de Fora em 2014 deverão ter permissão da Funalfa, por meio da liberação de um alvará para eventos carnavalescos. A determinação da pasta foi publicada através de edital.

    Segundo a Funalfa, é a primeira vez que os eventos de Carnaval são organizados através de edital, visando a melhor funcionamento dos trâmites necessários para as atividades realizadas nesta época do ano. Blocos, entidades carnavalescas e iniciativas ligadas às festividades de Carnaval poderão solicitar alvará de autorização para a realização dos eventos, assim como pedir apoios de diversas naturezas, como banheiros químicos, sonorização, camisas, verbas, entre outros. A medida é necessária para todos os blocos que vão sair na cidade.

    Segundo a produtora cultural da Funalfa, Giovana Bellini, a iniciativa facilita o acesso aos blocos. "São várias secretarias que estão envolvidas no processo, então o representante do bloco entra apenas uma vez com o pedido. Além disso, o crescimento dos blocos, que aumentam a cada ano, isso é uma tentativa de organizar mais os blocos", explica.

    Os pedidos devem ser entregues, através de formulário próprio, no Espaço Cidadão JF Centro (avenida Barão do Rio Branco 2.234, no Parque Halfeld), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, até 9 de janeiro de 2015. Os documentos devem ser entregues apenas no Espaço Cidadão JF Centro, junto com a seguinte documentação complementar:

    • descritivo do evento: incluindo histórico, objetivos, horário de concentração, realização e dispersão, localização, público-alvo, necessidades de apoios listados e identificados de maneira clara e precisa, existência de outros parceiros;
    • carta de anuência em papel timbrado da SPM do Bairro acompanhada de cópia da ata atualizada da posse da diretoria em exercício;
    • carta de anuência da Associação Comercial do bairro (quando houver);
    • croqui com trajeto e percurso (quando houver);
    • plano descritivo das atividades previstas;
    • fotos da atividade em anos anteriores;
    • cópia do RG do responsável pelo evento/atividade.

    As solicitações serão avaliadas, e as respostas expedidas semanalmente, de 15 de dezembro a 15 de janeiro de 2015, através de correspondência escrita após análise da comissão formada por setores da Prefeitura e de instituições que guardam relação com o evento: um representante da Secretaria de Governo, um da Secretaria de Transporte e Trânsito, um da Secretaria de Atividades Urbanas, um da Polícia Militar e dois representantes da Funalfa.

    Corredor da Folia

    Segundo Giovana, o Corredor da Folia está confirmado para 2015. No entanto, ainda não há data certa para o início dos desfiles. Além disso, o Desfile das Escolas de Samba devem ser, novamente, adiantados em cerca de uma semana em relação à data oficial do Carnaval 2015, que será no dia 17 de fevereiro. Também não há uma confirmação de datas.

    Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.