Segunda-feira, 21 de dezembro de 2015, atualizada às 09h55

Memorial da República Itamar Franco será inaugurado nesta segunda-feira

foto

O Memorial da República Presidente Itamar Franco será inaugurado nesta segunda-feira, 21 de dezembro, às 20h. O espaço reúne registros do período da República no Brasil até os dias atuais e da trajetória de Itamar com um acervo constituído por arquivo de documentos e imagens, biblioteca e objetos pessoais, referentes ao período que exerceu cargos públicos no país e exterior.

Localizado na Rua Benjamin Constant, 790, no Centro, ao lado do Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm), o espaço abre para visitações a partir da terça, 22, com acesso gratuito, e visitação permanente às segundas, das 12h às 18h; e de terças a sextas, das 9h às 18h.

O Memorial, que pertence à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mais do que um simples espaço expositivo, é uma casa dinâmica, onde política, economia, cultura, história e arte fazem da imersão ao local uma experiência de conhecimento e reflexão. São dois andares, 820 metros quadrados de área construída e algumas surpresas, entre elas, um grande móvel de madeira com 84 gavetas fechadas. A cada gaveta que o visitante abrir, poderá se deparar com documentos, objetos ou até mesmo telas multimídias interativas. O projeto foi assinado pelo arquiteto Rogério Mascarenhas.

Outros autores admirados por Itamar, como Guimarães Rosa, também são lembrados em frases pintadas nas paredes, assim como aquelas escritas pelo próprio homenageado. O espaço ainda guarda cerca de 1.700 objetos pessoais, a biblioteca que pertencia ao ex-presidente, com acervo de sete mil títulos, e mais de 150 mil cartas dirigidas à ele enquanto estava na presidência. Não poderia faltar o fusca azul, usado pelo presidente, em 1993, quando a montagem do modelo foi retomada, incentivada por seu governo, veículo que, posteriormente, foi comprado por ele.

Há ainda painéis artísticos, fotografias, presentes diplomáticos, comendas e um busto do ex-presidente. O Memorial reserva espaço com computadores para uso de pesquisadores, galeria para exposições temporárias (a primeira reúne quadros de vários artistas sobre Juiz de Fora) e uma sala para projeção de vídeos. Os monitores estão aptos para auxiliar o público e, em caso de solicitações agendadas de escolas ou de grupos maiores, as visitas podem ser guiadas.

Ensino, pesquisa e extensão

Mais do que um novo local de cultura e de turismo para Juiz de Fora, o Memorial tem como missão o incentivo acadêmico, nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão. A digitalização de documentos e cartas já começou a ser feita e o processo de catalogação de documentos é permanente. Além do acesso a documentos para pesquisadores e das exposições fixas e temporárias, uma das metas é a promoção de pelo menos dois eventos anuais de discussão da nação e da municipalidade. O lançamento de livros é outro objetivo. O primeiro será a reprodução de uma entrevista dada por Itamar ao projeto Diálogos Abertos, que resgata a época em que foi prefeito de Juiz de Fora.

Doação partiu do próprio Itamar

Em 2002, foi criado, em Juiz de Fora, o Instituto Itamar Franco, que reunia acervo expressivo sobre a história recente da República no país e sobre a trajetória do político, que foi prefeito de Juiz de Fora, em 1967. O Instituto funcionava no antigo prédio do Banco de Crédito Real, na cidade. Em 2010, o próprio Itamar manifesta, por carta, a intenção de doar todo o acervo à UFJF. A incorporação foi aceita pelo Conselho Superior (Consu) da Universidade no mesmo ano. Em 2011, o ex-presidente morre. Em 2014, o Consu aprova por unanimidade a criação e o regimento do Memorial. Foram investidos R$ 3,5 milhões na construção do espaço. Parte dos recursos são da própria Universidade, outra parte da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), do Ministério da Educação (MEC) e de emendas parlamentares.

Com informações da UFJF

Memorial da República é inaugurado e aberto à visitação pública