• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Exposição explora a sensualidade dos movimentos femininosO desenhista Wagner Hansen expõe oito quadros de nus e imortaliza o corpo e os gestos das mulheres em grafite sobre papel canson

    Clecius Campos
    Repórter
    9/4/2010

    Com o objetivo de explorar a sensualidade da mulher, a exposição Sensualidade traz oito obras do desenhista, Wagner Hansen. Em grafite e papel canson, Hansen produziu as obras a partir de releituras de imagens conseguidas na internet e recortou os movimentos que o interessavam.

    "A maioria das fotos mostrava o corpo inteiro e fui identificando as melhores partes e fazendo as modificações. O resultado é a apresentação de uma beleza que não está relacionada somente a um rosto bonito, mas ao gesto, ao movimento que a mulher faz."

    Para Hansen, cada mulher tem sua beleza e a expressa de uma forma diferente. "Seja por suas curvas, por seu modo de olhar, por seu carisma ou até mesmo por um simples sorriso, é possível identificar esta beleza. A exposição é uma mostra de que os movimentos podem tornar as mulheres bonitas." Os nomes dos quadros sugerem o que as diversas poses também podem sinalizar. Silhueta (acima) é a forma como Hansen retrata o ego mais sombrio da mulher. Já Obsessão (abaixo, à esquerda) é uma mostra do transtorno obsessivo compulsivo, enquanto Detalhes (abaixo, à direita) é o retrato da particularidade de cada mulher.

    Foto de desenho de Wagner Hansen Foto de desenho de Wagner Hansen
    A produção

    O artista autodidata demorou seis meses para concluir o trabalho e só agrupou os quadros depois do incentivo de amigos. "A ideia não era expor, mas os amigos insistiram e acabei montando a mostra." As oito peças enfeitam cinco paredes de um bar, na avenida dos Andradas 197, segundo piso, até a segunda quinzena de maio. Todos os quadros estão à venda.

    Segundo Hansen, cada um dos quadros demorou um tempo distinto para ficar pronto. Alguns foram feitos em três horas, enquanto outros foram produzidos durante três meses. "Vários fatores fazem esse tempo variar. Depende do meu tempo disponível para a arte, meu temperamento, se estou bem ou mal comigo mesmo. Tudo influencia." A complexidade das peças também pode exigir um pouco mais de tempo. "A maior dificuldade é criar os efeitos de luz e sombra para conseguir a profundidade. Mas esta também é a parte mais interessante do trabalho."

    Foto de desenho de Wagner Hansen Foto de desenho de Wagner Hansen
    Versatilidade

    Quem vê quadros como Perversão (acima, à esquerda) e Provocante (acima, à direita) é incapaz de lembrar que Hansen é também responsável por ensinar os pequenos internautas do Portal ACESSA.com a desenhar cartoons como o polvo, o leão e a coruja. "O artista não tem barreira nenhuma. Podemos explorar qualquer vertente. Quem sabe desenhar, faz qualquer coisa", brinca.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.