• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Exposição fotográfica retrata diversidade da Festa do Senhor dos PassosManifestação religiosa, que ocorre em São Cristóvão (SE), foi clicada por Márcio Garcez nos últimos 15 anos. Vinte fotografias estão expostas em JF

    Victor Machado
    *Colaboração
    27/9/2011
    Festa do Senhor dos Passos

    A exposição "Senhor dos Passos em todos os passos", do fotógrafo Márcio Garcez, retrata a diversidade da festa, uma manifestação religiosa que acontece na cidade de São Cristóvão, no Sergipe, sempre no início da quaresma. Vinte imagens documentam tal patrimônio cultural do Nordeste do Brasil e estarão à mostra, em Juiz de Fora, a partir desta terça-feira, 27 de setembro, no Fórum da Cultura.

    A cidade onde ocorre a festa religiosa fica a cerca de 30 km de Aracaju. A manifestação tem aproximadamente 200 anos. O fotógrafo busca, com as imagens, expor a variedade da manifestação religiosa, representada nas pessoas que pagam promessas, na comercialização de produtos e nas procissões. "A intenção é fazer um trabalho documental para divulgar esse patrimônio do Nordeste e do Brasil. Existem muitas procissões que são conhecidas do público e talvez não tenha a mesma representação desta."

    Segundo Garcez, cada pessoa tem um motivo diferente para estar na festa. "Isso torna o momento mais emotivo e é ideal para fotografia. Procuro buscar a questão do sagrado e do profano, com a venda de produtos de apelo mais midiático e quem não necessariamente têm ligação com a religião. E trabalhar as procissões de sábado à noite com um cortejo iluminado apenas por velas. É esteticamente muito interessante."

    Garcez acredita que o público terá definições diferentes das imagens expostas. Para ele, o entendimento de uma obra de arte se dá a partir da bagagem de vida de cada pessoa. "É difícil pensar em uma expectativa. Cada pessoa carrega uma bagagem que a faz ter determinado pensamento. O que quero é promover o conhecimento sobre a festa." Ele ainda destaca alguns pontos essenciais para a produção das imagens. "O fotógrafo vive com sua emoção e com o seu repertório pessoal, mas também tem uma motivação externa. São elementos e momentos instantâneos em que ele precisa pegar os detalhes."

    Garzez tem uma ligação desde a infância com evento, que fotografa há 15 anos. Segundo ele, ainda na infância começou a participar da Festa do Senhor dos Passos, o que despertou o interesse em registrar momentos dos fiéis e das procissões. "É um evento que motiva esteticamente, envolve as pessoas, são diferentes elementos e muita iluminação. A motivação surgiu a partir da própria manifestação e dos diferentes tipos de pessoas que se encontram no meio da multidão."

    O trabalho na Festa do Senhor dos Passos é renovado todos os anos. Para a produção da exposição em Juiz de Fora, Garcez afirma que foram reunidas imagens ao longo de vários anos e com um material diversificado.

    Carreira

    Márcio Garcez tem 20 anos de carreira de fotógrafo e sempre teve o gosto pela área. Quando tinha entre 17 e 18 anos, soube de um curso e passou a estudar fotografia. Ao longo dos anos, Garcez  participou de outros eventos e aproveitou oportunidades, como a Semana Sergipana de Fotografia, que acontecia anualmente em agosto. "Vinham pessoas conhecidas do ramo e foi ali que comecei a minha formação profissional e a perceber o que queria fazer dentro da fotografia."

    Garcez afirma que sempre procurou testar a qualidade de seus trabalhos, participando de concursos e editais, e acabou recebendo premiações na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) em Londrina, Santos, Manaus e outras cidades, além de participar de bienais. Durante toda a carreira, desenvolveu trabalhos que relacionavam as questões culturais, sociais e religiosas.

    Serviço

    Exposição: "Senhor dos Passos em todos os passos"
    Fotógrafo: Márcio Garcez
    Local: Galeria de arte do Forum da Cultura
    Endereço: Rua Santo Antônio, 1.112
    Horário de visitação: De 27/9 (terça) a 9/10 (domingo), de de segunda a sexta, das 14h às 20h30, e sábado e domingo, das 15h às 18h

    *Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.