Projeto de padre ajuda pessoas em tratamento do câncer Casa de Passagem Bethânia foi fundada pelo padre David José Reis, que serve à Paróquia Nossa Senhora do Rosário há 18 anos

Daniele Gruppi
Repórter
29/10/2008

Os pacientes do interior da Zona da Mata Mineira que buscam tratamento do câncer em Juiz de Fora ganharam uma infra-estrutura de acolhimento na Casa de Passagem Bethânia (rua Santos Dumont). O local foi inaugurado na última segunda-feira, dia 27 de outubro.

A Casa foi construída com o objetivo abrigar os usuários cuja permanência na cidade se prolongue devido a sessões regulares de quimio e radioterapia e também aqueles que precisam passar o dia. O pai do projeto, o padre David José Reis (foto ao lado), explica que não se trata de um hospital ou de uma clínica. "É como se fosse uma pousada".

O padre conta que a idéia surgiu de duas frentes. Em 1992, abrigou na Casa Paroquial uma afilhada portadora de leucemia, que morava em Leopoldina. "Ela se hospedou durante os dois anos em que realizou o tratamento", comenta. Como capelão do Instituto Oncológico, deparou-se com a situação das pessoas que vinham de fora nos carros das Prefeituras e ficavam o dia inteiro na rua esperando o horário de retornar para as suas casas. "Muitas vezes, sem ter o que alimentar e sem poder tomar um banho."

Sensibilizado com a realidade, o padre começou a acolher os pacientes na Casa Paroquial, mas chegou um momento que não era mais possível. "Constituímos uma associação, em que sou o presidente-fundador. Temos 150 sócios que ajudam a cuidar do espaço."

A Casa de Passagem Bethânia conta com uma funcionária e um quadro composto por 12 profissionais voluntários. "Para atuar na Casa é preciso ter um perfil. Têm pessoas que não estão preparadas. Fazemos até treinamento." O local conta com quartos para hospedar até 12 pessoas, dois banheiros, cozinha, dispensa, sala de estar e sala convivência.

Foto de um dos quatros Foto da sala de convivência Foto da sala de convivência

A Casa recebe 20 passantes, ou seja, pessoas que só passam o dia, indicados pelo Instituto Oncológico. O primeiro hóspede após a inauguração do novo espaço é o aposentado Maurício Geara, 73 anos. Ele é de São João Del Rei e fará tratamento em Juiz de Fora até o dia 16 de dezembro. Geara fica de segunda a sexta na Casa, retornando para sua cidade nos finais de semana. "Facilita muito meu tratamento, a localização é privilegiada, perto do Instituto Oncológico e Hospital João Felício. Traz muita segurança."

O presidente-fundador enumera a importância da Casa no tratamento: "Os pacientes se sentem acolhidos, melhora a auto-estima, ajuda na socialização, além de ser um alívio não ter que ficar na rua." Ele já fala na possibilidade de expansão do projeto. "Pretendemos adquirir uma sede própria e abrigar os doentes com mais conforto."

Outros projetos de Padre David

Foto do padre David com a Funcionária da Casa Padre David também é o responsável por outros projetos na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Granbery, onde serve há 18 anos. Criou o ambulatório Nossa Senhora do Rosário. Nele funciona a obra do berço, que recebe as gestantes. "Elas fazem o pré-natal e trabalham na confecção do enxoval dos filhos."

Quando as crianças nascem, os meninos e as meninas são encaminhados para a Pastoral da Criança. O Padre afirma que é oferecido acompanhamento de psicólogas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos para crianças e adultos. O ambulatório atende 40 gestantes por mês.

Ele também faz um trabalho com adolescentes e jovens do bairro Furtado de Menezes. "Muitos meninos ficavam pedindo esmola em troca de tomar conta dos carros nos horários de missa. Tentei descobrir o que Deus estava dizendo sobre aquela realidade. Pensei em como mudá-la e desenvolvi o Projeto Manobrar."

Padre David formou um grupo em que os integrantes fazem sabão caseiro para vender e reciclam papéis. O lucro é dividido. Mas os meninos precisam estar matriculados nas escolas e participar de aulas de reforço. O projeto Manobrar é realizado na Casa Pastoral do Trabalho, há quatro anos. "Os jovens estão inseridos no mercado."

Sacerdócio

Padre David revela que desde criança tinha vontade de se tornar um sacerdote. Ele cursou até o Ensino Médio e depois foi para o seminário. Formou-se em Filosofia e em Teologia, no Instituto Franciscano Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Antes de atuar na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Juiz de Fora, passou pela Paróquia Nossa Senhora d'ajuda, em Itanhém, na Bahia, e pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Leopoldina, Minas Gerais. Ele foi coordenador da Forania Santo Antônio e também Assessor da Pastoral Familiar da Arquidiocese, as duas em Juiz de Fora.


Dê sua opinião sobre esta matéria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com