Segunda-feira, 20 de julho de 2009, atualizada às18h50

Situação da Criança e do Adolescente será tema da V Conferência Municipal

Marinella Souza
Repórter

"Construindo Diretrizes da Política de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente em Juiz de Fora e o Plano Decenal" são os temas da V Conferência Municipal que ocorre nos dias 4 e 5 de agosto em Juiz de Fora.

Segundo o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) da cidade, Lindomar José da Silva, o objetivo do evento é discutir essas questões no âmbito municipal. De acordo com Lindomar, a cidade ocupa lugar de destaque entre os municípios de Minas Gerais no combate à negligência, violência e abandono de crianças e adolescentes, mas isso ainda não é suficiente.

"Sem dúvida, muitos avanços foram feitos, mas temos ainda muitos pela frente. O maior deles é fazer com que a sociedade reconheça a criança e o adolescente como prioridade absoluta, avançando na conquista dos direitos garantidos pela Constituição."

Cinco eixos temáticos vão nortear a discussão acerca do assunto: promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdades; proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; fortalecimento do sistema de garantias de direitos; participação de crianças e adolescentes nos espaços de construção da cidadania e gestão da política.

Ainda podem se inscrever gratuitamente para a V Conferência Municipal 178 delegados adultos (conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, conselheiros tutelares, representantes de organizações não governamentais e de programas governamentais da prefeitura e de universidades, desde que estejam ligados à questão de violência contra a criança e o adolescente). As 25 vagas disponíveis para observadores e as 47 para delegados adolescentes já foram preenchidas. Ao todo, foram oferecidas 250 vagas para conferência.

Os interessados podem se dirigir à sede do CDMCA, que fica na rua Halfeld, 450 - 7º andar, das 9h às 17h para efetuar a inscrição.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes