Sexta-feira, 28 de agosto de 2009, atualizada às 11h30

Deficientes visuais provam que não há limites para solidariedade

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Sorrisos e sentimentos de solidariedade estiveram estampados nos rostos dos deficientes visuais que foram doar sangue no Hemocentro de Juiz de Fora nesta sexta-feira, 28 de agosto. Em parceria com a Associação dos Cegos, foi realizada a campanha "Não é preciso ver para enxergar o próximo. Doe sangue". A iniciativa pretende incentivar toda a população a contribuir, através do slogan "Doe sangue ou traga um amigo para doar por você".

Segundo a organizadora da campanha e funcionária do Hemocentro, Rosani Martins, trata-se de uma oportunidade para desmistificar a ideia de que os deficientes visuais são dependentes da sociedade. "O deficiente também pode ajudar. Eu, por exemplo, não posso doar, mas trouxe três pessoas para doarem por mim. Atitudes como a minha sensibilizam as pessoas."

A ação mobilizou inúmeros doadores. José Luiz Souza foi pela primeira vez ao Hemocentro. Ele conta que pretende retornar outras vezes para repetir o ato. "Sempre é necessário ajudar o outro. Não é porque somos deficientes que não podemos ser solidários." Anderson Cândido (foto abaixo e a esquerda) diz que quer ser doador de sangue até 65 anos.

 

anderson doadora
Sempre é hora de ajudar

O gerente técnico do Hemocentro, Sebastião Avelar, alerta que no inverno o banco de sangue sofre redução de cerca 30%, em relação às outras épocas do ano. "Devido às doenças respiratórias e à Gripe A, as pessoas têm feito poucas doações. Estamos com 70% do estoque ideal." Embora abaixo da média, Avelar ressalta que os níveis não estão extremos, mas que é fundamental a cooperação. O Hemocentro de Juiz de Fora atende a 58 hospitais em 30 cidades. Atualmente, conta com um índice de cem a 120 doadores por dia.

Critérios para a doação

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 Kg, não ter tido hepatite após os dez anos de idade e estar bem de saúde. Não é preciso estar em jejum. Caso a pessoa tenha almoçado, é necessário aguardar três horas para doar. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. É indispensável a apresentação de documento oficial e original de identidade, com foto. A doação demora em média 40 minutos.

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

"Não é preciso ver para enxergar o próximo. Doe sangue"