Quarta-feira, 9 de dezembro de 2009, atualizada às 13h45

Banco de Leite Humano lança campanha para equilibrar estoque

Melissa Ribeiro
Repórter

O Banco de Leite Humano da Secretaria de Assistência Social (SAS) lança nesta quarta-feira, 9 de dezembro, a campanha "Doe leite, os bebês agradecem". De acordo com a coordenadora do banco, Márcia Mizrahy, a campanha busca equilibrar o estoque de leite em uma época em que as doações diminuem, em razão das festas de fim de ano e das férias.

Ela explica que o Banco de Leite Humano tem mantido uma média de 30 litros de leite por mês, quando o ideal seria em torno de 100 litros. Atualmente, o banco atende 47 crianças internadas nas UTIs neonatais de Juiz de Fora e região e conta com 45 mães doadoras.

Segundo Márcia, no mês de dezembro, as pessoas se sentem mais solidárias e têm a tendência de querer fazer algo especial pelos outros. "Acreditamos que teremos um saldo positivo. É importante entender que o melhor presente para um bebê que está na UTI é o leite materno."

Márcia destaca que as doações são fundamentais para garantir a saúde dos bebês hospitalizados. "As mães que estão com seus bebês internados muitas vezes estão emocionalmente abaladas e não conseguem retirar o volume de leite que o bebê precisa. Esta solidariedade é muito importante. O leite materno vai ajudá-lo a responder melhor à medicação e a engordar de forma adequada", explica.

Como ser uma mãe doadora

Toda mãe saudável que tiver alimentando o bebê e sentir que tem excesso de leite pode ser uma mãe doadora. As interessadas devem entrar em contato com o Disque Amamentação, pelo telefone (32) 3690-7436. A partir deste primeiro contato, as mães recebem as orientações e o material para coleta do leite. A equipe do Bombeiro Amigo do Peito recolhe o leite já coletado e congelado uma vez por semana, na casa da mãe doadora.